Press "Enter" to skip to content

Semas se prepara para o Dia de Finados

Além da programação religiosa, no cemitério Santana haverá uma exposição de fotografias de arte tumular do fotógrafo Caio Gallucci

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) abre hoje, 1°, às 19h, as celebrações em homenagem ao Dia de Finados com Missa Cantada pelo cantor lírico Pedro Oliveira na Matriz de Campinas. A programação organizada pela Semas se estende aos quatro cemitérios públicos da capital amanhã, 2. Os cemitérios Santana, Parque, Vale da Paz e Jardim da Saudade devem receber cerca de 400 mil visitantes e estarão abertos das 6h às 19 horas.

Além da programação religiosa, no cemitério Santana haverá uma exposição de fotografias de arte tumular do fotógrafo Caio Gallucci. Na ocasião, serão executadas obras líricas com o quarteto de cordas do Instituto Gustav Ritter, sob coordenação do diretor Edimar Carneiro.

A Semas disponibilizará cadeiras de rodas em todos os cemitérios públicos para facilitar o acesso de idosos e pessoas com mobilidade reduzida aos jazigos. Também será oferecido o serviço gratuito de aferição de pressão arterial aos visitantes. Na ocasião, o secretário de Assistência Social, Robson Azevedo, concederá entrevista coletiva à imprensa.

Segundo o secretário, a prefeitura finaliza ainda hoje os preparativos para que os cemitérios recebam o visitante de forma digna. ‘Essa é uma data em que as pessoas vão aos cemitérios para homenagear seus entes falecidos e é preciso que tudo corra da melhor forma possível. Estamos terminando os preparativos e tudo estará pronto para receber o público nos quatro cemitérios públicos’, garante.

Aproveitando o pico de público esperado para o dia, o órgão realizará a campanha de conscientização sobre a necessidade de preservação dos túmulos nos cemitérios Santana e Parque. Serão distribuídos panfletos à população esclarecendo que a manutenção, reforma, embelezamento e asseio dos jazigos são de responsabilidade da família.