A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) lançou a plataforma digital do Serviço de Acolhimento em Família, em Goiânia. O serviço é destinado para aqueles que desejam receber, por até dois anos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Agora, o cadastro pode ser feito por meio do site da secretaria.
A plataforma começou a funcionar na quinta-feira, 12. Conforme a secretaria, após o cadastro pela internet, a família interessada deve marcar um agendamento no site do Atende Fácil e ir presencialmente em uma loja para apresentar os documentos exigidos. O próximo passo é uma análise com psicólogos e assistentes sociais. Só depois o serviço de acolhimento é liberado.
A Semas informa que, para participar do programa, o responsável pela família deve ter no mínimo 21 anos, além de ser preciso respeitar a diferença de idade de 16 anos entre o adulto acolhedor e a criança ou adolescente. O responsável também não apresentar transtornos psiquiátricos nem ter dependência psicoativa.
É preciso ainda que a família tenha disponibilidade para o cuidado, que zele integralmente pelos direitos da criança ou adolescente acolhido e não tenha interesse em adotá-lo. A secretaria lembra que, para se inscrever, o responsável não pode estar respondendo por processo judicial.