Seminário ‘Atendimento em Saúde para Surdocegos’ na Univasf Petrolina: inscrições abertas.

Univasf Petrolina inscreve para seminário ‘Atendimento em Saúde para Pessoas Surdocegas’

O evento vai ser realizado nesta sexta (6) e recebe inscrições gratuitas até quinta (5) através de formulário online. Podem participar estudantes, professores e profissionais de saúde.

A Univasf Petrolina, através do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), promove o seminário ‘Atendimento em Saúde para Pessoas Surdocegas: como proceder?’, que acontecerá nesta sexta-feira (6), das 8 às 17h no auditório da biblioteca da Univasf Campus sede, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. O evento tem como público-alvo estudantes, professores e profissionais da área de saúde para compartilhar conhecimentos teóricos e práticos sobre o atendimento às pessoas com deficiência auditiva e visual. As inscrições gratuitas devem ser feitas através de formulário eletrônico até quinta-feira (5).

No seminário, pela manhã será realizada uma mesa de abertura e a palestra ‘Atendimento em Saúde a pessoas surdocegas: como proceder?’. À tarde, terá uma roda de conversa com pessoas surdocegas de Petrolina, que vão compartilhar experiências sobre situações nas quais precisaram de assistência em saúde. A docente do Colegiado de Psicologia e organizadora do evento, Karla Danielle Luz, destaca a importância da conscientização sobre o atendimento na área de saúde a pacientes surdocegos, uma vez que esse tema não é abordado nos cursos de graduação. O seminário surge da disciplina que ela ministra, Psicologia da Pessoa com Deficiência, e busca sensibilizar profissionais e estudantes para a realidade dessas pessoas.

A programação do seminário conta com a seguinte agenda: Mesa de Abertura com Karla Daniele de Sá Maciel Luz (Univasf) e Ana Rosa Aroucha (UPE) às 08:00, seguida por Atendimento em Saúde a pessoas surdocegas: como proceder? com Profa. Ana Rosa Aroucha (UPE) das 09:00 às 12:00. Após o intervalo de almoço das 12:00 às 14:00, a tarde será dedicada à participação de pessoas surdocegas compartilhando suas experiências.

Em agosto deste ano, outro curso foi oferecido em Petrolina para médicos da região se capacitarem em libras a fim de proporcionar um atendimento mais inclusivo e eficiente. A iniciativa visa ampliar a capacidade de comunicação e cuidado para todos os pacientes, independentemente de suas necessidades particulares. A atuação inclusiva na área da saúde é fundamental para promover um tratamento adequado e acessível a todas as pessoas.

Portanto, eventos como o seminário sobre ‘Atendimento em Saúde para Pessoas Surdocegas’ promovido pela Univasf em Petrolina contribuem significativamente para a conscientização, capacitação e sensibilização de profissionais e estudantes da área da saúde, visando melhorar a qualidade do atendimento e promover a inclusão de pessoas com deficiência auditiva e visual no sistema de saúde. O conhecimento adquirido nesses eventos pode transformar a maneira como os cuidados de saúde são prestados, garantindo um tratamento mais humanizado e adequado para todos os pacientes.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Acidente na BR 407: Motorista de caminhonete morre em colisão fatal em Afrânio

Motorista de caminhonete morre após colidir com carreta na BR 407, em Afrânio

O condutor da carreta foi socorrido para o hospital de Afrânio sentindo dores no peito, mas foi liberado pouco depois.

Um homem veio a óbito após uma colisão com uma carreta na tarde desta quinta-feira (9), no km 27,5 da BR 407, em Afrânio, no Sertão de Pernambuco. Conforme dados da Polícia Rodoviária Federal, a vítima estava dirigindo uma caminhonete no momento do acidente e faleceu no local.

Com o impacto da colisão, o veículo de pequeno porte acabou completamente destruído. Enquanto a carreta seguiu descontrolada até tombar fora da pista.

O condutor da carreta realizou o teste do bafômetro e o resultado não indicou a presença de álcool em seu organismo. Ele foi socorrido para o Hospital de Afrânio sentindo dores no peito e liberado logo em seguida.

A PRF permanece no local, aguardando a chegada do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML).

VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS DO SERTÃO DE PE

50 vídeos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp