Press "Enter" to skip to content

Seminário promovido pelo MPGO no dia 5 debaterá a educação e a saúde de crianças no espectro autista

Última atualização 25/01/2024 | 17:19

O Ministério Público de Goiás (MPGO) realizará, no dia 5 de fevereiro, das 8 às 12 horas, o seminário Diálogos pela Inclusão: Educação e Saúde de Crianças no Espectro Autista. O evento terá formato híbrido, com a parte presencial, no auditório do edifício-sede da instituição, e também com transmissão on-line pela plataforma Zoom.

O seminário acontecerá na mesma data da escuta social promovida pelo MPGO com o objetivo de debater os desafios para garantia do direito à educação inclusiva das crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) – os debates da escuta social serão no período da tarde.

O seminário é uma promoção conjunta da Subprocuradoria-Geral para Assuntos Institucionais, as Áreas de Educação e de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Centro de Apoio Operacional e a Escola Superior do Ministério Público (Esump). O evento é voltado para integrantes do MPGO, profissionais da educação, saúde e assistência social, integrantes dos órgãos da rede de proteção da criança e do adolescente, organizações da sociedade civil, bem como à comunidade em geral. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do MPGO. A participação será certificada em 4 horas-aula.

O objetivo do seminário é sensibilizar, conscientizar, informar e capacitar sobre a importância da efetiva implementação dos direitos à saúde e educação das crianças e adolescentes com autismo. Na abertura da programação, acontecerá o lançamento do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) Neurodiversidade do MPGO.

Programação terá dois painéis de palestras

A programação do evento prevê a realização de dois painéis de debates. No primeiro, às 9h15, o tema Assistência à Saúde de Crianças no Espectro Autista, será abordado pela psicóloga clínica Nise Portela, especialista em Neuropsicologia e em Desenvolvimento Infantil, e pela psicopedagoga e psicóloga Lorena Prudente, especialista em Autismo e Desenvolvimento Atípico.

O segundo painel enfocará o tema Educação Inclusiva de Crianças no Espectro Autista e terá como palestrantes a professora Ana Flávia Teodoro e o professor Michell Pedruzzi, ambos da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutores e mestres em Educação.

Ensaio movimentou auditório

O seminário no dia 5 terá uma atração especial logo na abertura: será a apresentação musical de jovens com TEA, ligados ao Projeto Naia – Núcleo de Arte e Inclusão do Autista, uma organização não governamental.

O ensaio do grupo para a apresentação no seminário movimentou o auditório do MPGO nesta terça-feira (23/1). Confira o ensaio no vídeo na notícia no site, com o convite para o seminário. (Texto: Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MPGO, com informações da Esump)