Senado dos EUA bloqueia financiamento federal devido a impasse sobre o ICE

senado-dos-eua-bloqueia-financiamento-federal-devido-a-impasse-sobre-o-ice

IMPASSE SOBRE O ICE LEVA SENADO DOS EUA A BLOQUEAR FINANCIAMENTO FEDERAL

Os democratas condicionam o avanço do orçamento do governo federal a mudanças no Serviço de Imigração e Alfândega, o responsável por assassinatos e violações de direitos humanos. Nesta quinta-feira (29), o Senado dos Estados Unidos bloqueou a votação de um amplo projeto de financiamento, aumentando o risco de uma paralisação parcial das atividades até o final da semana. A questão gira em torno das negociações entre democratas, republicanos e a Casa Branca para evitar um “shutdown”.

A votação ocorreu devido à pressão dos democratas por mudanças nas políticas do ICE após o assassinato de Alex Pretti, morto por agentes federais durante uma operação em Minneapolis. Os senadores do Partido Democrata votaram contra o pacote de seis projetos de lei de gastos, buscando separar o financiamento do Departamento de Segurança Interna, responsável pelo ICE, para uma renegociação específica.

Sete senadores conservadores se uniram aos democratas na votação, resultando em um placar de 45 a favor e 55 contra. Caso não haja consenso no Senado para desmembrar o financiamento do DHS, diversas agências federais poderão sofrer cortes orçamentários, incluindo os departamentos de Defesa, Saúde, Trabalho, Educação, Transportes, Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Líderes do Congresso e representantes da Casa Branca indicaram avanço nas negociações, propondo o financiamento das demais agências federais até o final de setembro, enquanto o orçamento do Departamento de Segurança Interna seria prorrogado temporariamente. As exigências dos democratas incluem restrições ao uso de mandados, fim das patrulhas itinerantes do ICE, criação de código de conduta e uso de câmeras corporais pelos agentes.

Mesmo com a possibilidade de paralisação parcial do governo, o ICE continuará operando com base nos recursos previstos no pacote de políticas internas do presidente Donald Trump. A situação ainda demanda diálogo e negociações entre as partes envolvidas para evitar um cenário de paralisação e garantir o financiamento adequado das agências federais, sem comprometer a segurança e funcionalidade do Serviço de Imigração e Alfândega.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp