Senado dos EUA inicia sabatinas de indicações do governo Trump na terça-feira

Senado dos EUA começa a confirmar indicações do governo Trump na terça

As sabatinas dos indicados do presidente eleito dos EUA começarão na terça-feira (14/1). A posse de Donald Trump será no dia 20 de janeiro

A sabatina pelo Senado dos Estados Unidos dos nomes indicados pelo presidente eleito, Donald Trump, começará na terça-feira (14/1). Apesar das aprovações dos indicados serem iniciadas na próxima semana, a posse de Trump acontecerá no dia 20 de janeiro.

Veja destaques

O Senado dos EUA começará as sabatinas nesta terça-feira.

A composição do Senado é de maioria republicana.

Nomes polêmicos como Kennedy Jr e Pete Hegseth podem encontrar maior resistência.

Após as eleições que colocaram Donald Trump novamente na Casa Branca, a composição do Senado é majoritariamente republicana com 53 das 100 cadeiras, ou seja, favorável à aprovação dos indicados pelo presidente eleito.

Segundo especialistas, alguns dos nomes indicados por Trump podem ter maior dificuldade de aprovação como o ex-apresentador da Fox News, Pete Hegseth, para comandar o Pentágono e o cético em relação às vacinas Robert F. Kennedy Jr. para liderar o Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

Durante as sabatinas, todos os potenciais funcionários do governo serão questionados sobre seus antecedentes e sobre suas qualificações para a função.

AUDIÊNCIAS DE CONFIRMAÇÃO AGENDADAS:

Defesa

A primeira sabatina será a do veterano do Exército e apresentador da Fox News, Pete Hegseth. Ele testemunhará perante o Comitê de Serviços Armados do Senado, no dia 14 de janeiro.

Hegseth foi nomeado, apesar de alegações sobre má-conduta sexual, abuso de álcool e má-administração de organizações de veteranos. Ele nega as alegações.

Um dos maiores desafios de Hegseth era senadora republicana Joni Ernst, uma veterana militar sobrevivente de estupro. No entanto, após se encontrar com Hegseth no mês passado, ela divulgou uma declaração dizendo que suas conversas foram “encorajadoras” e que “apoiaria Pete durante esse processo”.

Assuntos de Veteranos

Ainda na terça, Doug Collins, um capelão da Reserva da Força Aérea e ex-deputado pela Geórgia, será sabatinado para ocupar o cargo de secretário de Assuntos de Veteranos.

Collins se posiciona como um grande apoiador de Trump. Quando atuou como o principal republicano no Comitê Judiciário durante a primeira administração do ex-presidente, se colocou como um forte crítico da investigação do Departamento de Justiça sobre a interferência russa na eleição de 2016.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp