Última atualização 16/08/2022 | 11:52
Em pesquisas do Instituto Ipec, divulgadas pela TV Globo e realizadas entre segunda-feira, 15, e terça-feira, 16, em quatro estados apontam as intenções de voto para o Senado. No Rio de Janeiro, Romário (PL) lidera com ampla vantagem em relação aos outros candidatos. Já no Distrito Federal, Flávia Arruda (PL) é quem aparece na frente.
Projeções ao Senado
Em todas as unidades federativas, apenas um candidato será eleito ao Senado neste ano. Portanto, a liderança de Romário no Rio de Janeiro, com 27% das intenções de voto, contemplaria somente o ex-jogador, que busca a reeleição.
Cabo Daciolo (PDT), com 8%, Alessandro Molon (PSB) e Clarissa (União Brasil), com 7%, Daniel Silveira (PTB), com 6%, André Ceciliano (PT), com 4%, Bárbara Sinedino (PSTU), com 2%, Itagiba (Avante) e Raul (UP), ambos com 1% cada, são os outros candidatos. Na porcentagem de branco ou nulo, foram 21%. Aqueles que não souberam ou não quiseram responder configuraram 17%.
Mudando para o Distrito Federal, Flávia Arruda ostenta 36% das intenções de voto no Senado. No seu encalço, estão: Damares Alves (Republicanos), com 15%; Rosilene Corrêa (PT), com 5%; Pedro Ivo (Rede), com 2%; e Dr. Carlos Alves (PSD), Elcimara Souza (PSTU) e Expedito Mendonça (PCO), os três com 1%. 23% foram brancos/nulos, 17% não responderam.
Em Pernambuco, a situação surge mais acirrada. A ordem é a seguinte: André de Paula (PSD), com 14%; Teresa Leitão (PT), com 12%; Guilherme Coelho (PSDB), com 9%; Gilson Machado (PL), com 7%; Carlos Andrade Lima (União Brasil), Esteves Jacinto (PRTB) e Roberta Rita (PCO) empatados em 3%; Dayse Medeiros (PSTU), com 2%; Eugênia Lima (PSOL) e Teio Ramos (PMB) com 1% cada. Brancos e nulos foram 27%, e 19% não souberam responder.
Por fim, no Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT), com 25%, e Ana Amélia Lemos (PSD), com 23%, estão em empate técnico. Hamilton Mourão (Republicanos) aparece em seguida, com 16%, e Comandante Nádia (PP) complementa, com 2%.
Airto Ferronato (PSB), Fabiana Sanguiné (PSTU), Maristela Zanotto (PSC), Paulo Roberto da Rosa (DC) e Professor Nado (Avante) estão todos com 1%. Francisco Franke Settineri (PCO) não pontuou. Brancos e nulos foram 11%, 17% não responderam.