Press "Enter" to skip to content

Senador Canedo inaugura primeira Estação de Tratamento de Esgoto

Última atualização 20/10/2017 | 09:32

O município de Senador Canedo inaugura, nesta sexta-feira (20), sua primeira Estação Tratamento de Esgoto. Segundo a prefeitura, o investimento possibilitará o desenvolvimento imobiliário mais eficaz, além de contribuir com a saúde dos moradores, com fim das fossas assépticas.

Denominada de Esgoto 1, a obra teve um custo de mais de 9 milhões de reais e é a primeira etapa do Sistema de Esgoto de Senador Canedo. A ETE tem capacidade de processar uma vazão de 225 L/s (810 m3/h) na etapa atual de implantação, podendo em quase três vezes, seguindo o desenvolvimento da cidade.

A obra que estava paralisada há mais de 10 anos, sendo retomada neste ano, tem verba prevista por meio de convênio da Caixa Econômica.

Com o planejamento proposto, a Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Sanesc, visa à ampliação das redes coletoras e interceptores, em um cronograma de implantação que começou pela implantação de coletores-tronco e a construção de uma ETE. O sistema garante que os esgotos coletados sejam direcionados para a ETE, e que não sejam lançados de forma bruta para os cursos d’água, evitando assim a poluição. A implantação da rede coletora protege sub-bacias importantes, como Córregos Juventino, Bonsucesso, Vargem Bonita, Córrego da Mata, entre outros.

Inauguração

Para entrega da Estação de Tratamento de Esgoto, será realizada uma solenidade, às 17 horas desta sexta-feira (20), om a presença de autoridades municipais e estaduais.

Às 20 horas, na antiga Estação Ferroviária, será realizado um grande show com artistas locais e a dupla sertaneja Guilherme e Santiago.