Senador Canedo tem surto de Covid-19 após festa de aniversário da cidade

Em uma semana, o município registrou mais de mil novos casos, o que configura o pior cenário epidemiológico da doença no ano

O município de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, enfrenta um novo surto de Covid-19, neste mês de junho. Em apenas uma semana, a cidade registrou mais de mil novos casos da doença. Com muitos servidores infectados, algumas secretarias municipais suspenderam o atendimento presencial ao público.

No dia 13 deste mês, a prefeitura publicou decreto no Diário Oficial do Município (DOM) com medidas para conter a disseminação do vírus. Entre as determinações, está a obrigatoriedade do uso de máscaras em hospitais e locais com aglomeração. Mesmo assim, o número de pessoas contaminadas pela Covid-19 continua a escalada, fazendo com que se configure o surto de Covid e Senador Canedo enfrente o pior cenário epidemiológico do ano.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em um mês, o município registrou 2.887 casos, sendo 1.182 na semana que comporta dos dias 12 a 18. Dos pacientes que testaram positivo para Covid-19, 12 estão internados em unidades da rede municipal. Entre os contaminados, estão diversos servidores municipais. O que resultou na suspensão do atendimento ao público, de forma presencial, por falta de equipe.

LEIA TAMBÉM

• Preço dos alimentos não para de subir e derruba poder de compra da população• Falta de fiscalização contribui no alto índice de crimes contra mulheres• Motoristas reclamam de longas filas em pedágio da BR-153, em Goianápolis

Distribuição de casos de Covid-19 por semana, 2022. (Foto: Divulgação SMS)

A alta dos casos também refletiu em superlotação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Além disso, moradores da região relataram esperar mais de três horas para receber atendimento. Nas redes sociais, algumas pessoas também relataram já ter esperado mais de dez horas para uma consulta.

Em vídeo que circula nas redes sociais é possível ver uma das unidades lotada, e mais pessoas chegando no local.

Segundo apuração do Diário do Estado, o aumento de casos da doença ocorreu em menos de 15 dias após a realização do Canedo Fest Show, evento em comemoração aos 33 anos do município. A celebração reuniu milhares de pessoas para assistir as apresentações de cantores como Israel e Rodolffo, Zé Felipe, e Maiara & Maraisa.

Desde o início da pandemia, Senador Canedo registrou 31.147 casos de Covid-19. Também foram confirmados 451 óbitos em decorrência da doença, sendo 28 deles em 2022.

Tags: