“Senador Canedo vai voltar a ser referência na saúde como fomos no passado”, afirma Izaura Cardoso

A saúde é a prioridade número 1 da candidata a prefeita de Senador Canedo pelo PSD, Izaura Cardoso. Em entrevistas, ela afirma que pretende resgatar a qualidade do atendimento em saúde que a gestão de Vanderlan Cardoso conseguiu atingir em suas duas administrações à frente da Prefeitura do município, a partir de 2005. “Senador Canedo vai voltar a ser referência na saúde como fomos no passado”, afirma Izaura Cardoso.

À época, Izaura era primeira-dama do município e atuou em várias áreas do município, contribuindo, inclusive, na área de saúde, que na ocasião foi considerada referência nacional, recebendo premiações importantes. “Durante a nossa gestão recebemos prêmios nacionais pela qualidade da saúde pública no município. implantamos diversos projetos que foram destaque no Brasil, como o “Remédio em Casa”, que entregava os medicamentos a pacientes com doenças crônicas em sua própria casa, evitando que ele precisasse ir até a farmácia da prefeitura buscar o medicamento”, explicou Izaura.

Uma das principais propostas da candidata para melhorar o atendimento à saúde é a retomada de 100% de cobertura do Programa Saúde da Família (PSF). Na opinião de Izaura, garantir a atenção básica em saúde à população, que é a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde, é um dos pilares fundamentais para o bem-estar e a qualidade de vida da população. “Nós já fizemos isso uma vez. Temos experiência de sucesso em tudo isso que estamos propondo para a cidade”, disse.

Em seu plano de governo, a candidata se compromete a garantir o acesso eficiente e de qualidade para todos os cidadãos, construindo uma rede de atendimento que atenda às necessidades emergenciais e preventivas da população. “Quando chega no período eleitoral todo mundo promete fazer tudo: construir hospital, reformar escolas, melhorar a saúde. Mas a minha pergunta é simples, por que não fizeram quando estavam na gestão? Porque, tudo que estamos nos comprometendo a fazer, nós já fizemos no passado e, então, não há duvidas de que temos condições de fazer novamente no futuro” falou.

Entre as propostas consta a construção de um Hospital Geral Municipal e Maternidade de Alta Resolutividade, que oferecerá consultas, exames e pequenas cirurgias no mesmo dia; a criação de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e adequação da atual UPA construída por Vanderlan quando prefeito; e a implementação de serviços de pediatria na UPA já existente, além da implantação de uma UTI Neonatal na maternidade e a construção de Centros de Reabilitação.

Izaura vai buscar parcerias para a implantação do serviço de hemodiálise no
município; garantir o acesso ao diagnóstico e tratamento precoce do câncer; oferecer assistência integral em psicologia e criar uma clínica especializada no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A candidata se compromete a zerar as filas por cirurgias em seis meses e as filas de exames em até três meses. “Meu propósito é cuidar da saúde dos moradores de Senador Canedo desde o nascimento, garantindo acesso a todos os tratamentos aqui no município e priorizando a prevenção”, afirma a candidata.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo Lula tem 90% de reprovação no mercado financeiro

Governo Lula: 90% de Reprovação no Mercado Financeiro

A avaliação negativa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os agentes do mercado financeiro alcançou 90%, segundo pesquisa da consultoria Quaest. A reprovação saltou em relação a março, quando era de 64%. Apenas 3% dos agentes aprovam a gestão e 7% a consideram regular.

O temor de uma piora econômica levou 96% a acreditar que o governo não está no caminho certo. A condução da política econômica pelo ministro Fernando Haddad teve sua aprovação reduzida de 50% para 41%, com a reprovação dobrando de 12% para 24%.

O pacote fiscal foi mal recebido, sendo considerado nada satisfatório por 58% e pouco satisfatório por 42%. A credibilidade do novo arcabouço fiscal é questionada, com 58% afirmando que não tem credibilidade.

O mercado reagiu negativamente ao pacote de cortes de gastos e à proposta de isenção do Imposto de Renda, o que elevou as expectativas de inflação. A expectativa para a Selic é de aumento de 0,75 ponto percentual.

Aprovação da nomeação do Banco Central

Por outro lado, 62% dos agentes aprovam a nomeação de Gabriel Galípolo para o Banco Central.

No cenário político para 2026, apenas 34% acreditam que Lula será o favorito, uma queda em relação aos 53% registrados anteriormente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp