Senar abre seleção para 105 vagas em cursos técnicos gratuitos; saiba como se
inscrever
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural oferece os cursos técnicos de agronegócio, fruticultura e zootecnia. É possível se inscrever até o dia 24 de novembro.
Senar-PE abre vagas para os cursos técnicos de agronegócio, fruticultura e zootecnia — Foto: Senar-PE/Divulgação
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Pernambuco (Senar-PE) abriu inscrições para preencher 105 vagas gratuitas em cursos técnicos de agronegócio, fruticultura e zootecnia. As oportunidades são disponibilizadas nos polos do Recife; de Garanhuns, no Agreste; e de Belém do São Francisco, no Sertão do estado.
As inscrições seguem até 24 de novembro, pela internet. Para se inscrever, é necessário anexar documentos como histórico escolar, certificado de conclusão do ensino médio e, se aplicável, comprovante de vínculo com o meio rural. É preciso selecionar o curso técnico e o polo de interesse, mas é possível indicar uma segunda opção, caso o polo escolhido ofereça mais de um curso.
Ao todo, 70% da carga horária é de ensino a distância, sendo os outros 30% de aulas presenciais aos sábados. Para os três cursos disponibilizados em Pernambuco, o público-alvo são os produtores rurais, os trabalhadores do campo e seus familiares.
Confira os polos e as vagas disponíveis nos cursos:
Recife:
Curso técnico em agronegócio – 25 vagas
Curso técnico em zootecnia – 25 vagas
Garanhuns:
Curso técnico em agronegócio – 25 vagas
Belém do São Francisco:
Curso técnico em fruticultura – 30 vagas
A seleção é feita por meio da análise do histórico escolar e do certificado de conclusão do Ensino Médio. A lista preliminar dos classificados será divulgada em 12 de dezembro, e o resultado final em 17 de dezembro, de acordo com o edital do processo seletivo, disponível na internet.
Ainda segundo o edital, as aulas devem começar em 23 de fevereiro de 2026, e as matrículas dos aprovados serão feitas presencialmente, entre 19 e 26 de janeiro de 2026, no polo escolhido pelo aluno na inscrição. Para que a matrícula seja efetivada, é obrigatória a apresentação dos documentos originais ou cópias autenticadas.