Senegal vence o Egito nos pênaltis e conquista a Copa Africana de Nações

Senegal campeão Copa Africana de Nações 2022

Pela primeira vez na história, Senegal levantou a taça da Copa Africana da Nações. No Estádio Olembe, a seleção senegalesa empatou com o Egito em 0x0 no tempo normal, e nos pênaltis o time ganhou por 4×2 para faturar o título inédito. O elenco campeão conta com nomes conhecidos do futebol mundial, como o atacante Sadio Mané, do Liverpool, e o goleiro Édouard Mendy, do Chelsea. O treinador é o ex-jogador Aliou Cissé.

O título histórico de Senegal

Nas 32 primeiras edições da Copa Africana de Nações, Senegal jamais tinha conseguido chegar ao lugar mais alto do pódio. Em 2002 e 2019, terminou como vice-campeão, e ficou em quarto lugar em três outras ocasiões (1965, 1990 e 2006). Na 33ª edição do torneio, com sede em Camarões, Senegal entrou como um dos favoritos. Os adversários na decisão, porém, também eram páreo duro. Liderado pelo atacante Mohamed Salah, companheiro do senegalês Mané no Liverpool, o Egito chegou à final pela décima vez. O time ostenta o maior número de canecos da Copa Africana de Nações, com sete títulos.

Dentro de campo, o que se viu foi um jogo de muito equilíbrio. Senegal teve a grande chance da partida, mas o goleiro Mohamed Abo Gabal (eleito o craque do jogo) defendeu de forma espetacular a cobrança de pênalti de Mané, ainda no tempo regulamentar. Com o empate sem gols, o confronto foi para os pênaltis.

O defensor Koulibaly, que atua pelo Napoli, abriu a série e converteu para Senegal. Zizo empatou para o Egito. Abdou Diallo, do PSG, recolou Senegal na frente, e então Mohamed Abdel Monem, do Ah Ahly, perdeu o seu para os egípcios. O problema foi que Buona Sarr também errou na vez dos senegaleses. Hamdi igualou o placar, mas Dieng repôs os senegaleses em vantagem. Lasheen errou o segundo do Egito, e então Mané teve a bola do jogo, a chance de se consagrar depois de ter errado a cobrança no tempo normal. O craque se redimiu e forneceu à Senegal uma taça inédita e histórica.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manchester City: Guardiola “obriga” jogadores a dormirem na concentração no Natal antes de enfrentar Everton – Premier League 2024/2025

Guardiola “obriga” jogadores a dormirem na concentração na noite de Natal

Em meio à má fase, elenco do Manchester City não quebrará a rotina pré-jogo antes da 18ª rodada da Premier League, quando o Manchester City enfrenta o Everton nesta quinta. O ge acompanha o jogo ao vivo

Aston Villa 2 x 1 Manchester City – Gols – Premier League 2024/2025 [https://s02.video.glbimg.com/x240/13202257.jpg]

A crise no Manchester City não está poupando nem o Natal. De olho na partida da 18ª rodada, que acontece nesta quinta-feira contra o Everton, Pep Guardiola determinou que os jogadores passem a noite natalina concentrados. A questão é que esse costuma ser o momento em que os atletas ficam com as famílias, já que o dia 25 ainda é recheado de tradições.

✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp [https://www.whatsapp.com/channel/0029VafftWKGk1FyZTqi2e0v]

Ao ser questionado sobre a opinião do elenco por dormir no clube na noite de Natal, Guardiola foi direto:

— Treinamos hoje (terça-feira), treinamos amanhã (quarta-feira) à noite, ficaremos aqui e jogaremos no Boxing Day (dia 26). Espero que eles queiram estar aqui, porque é o nosso trabalho — disse o técnico na coletiva do dia 24.

Pep Guardiola, treinador do Manchester City, em derrota para o Liverpool — Foto: Andrew Powell/Liverpool FC via Getty Images

Os jogos do Boxing Day, ou seja, do dia 26, não são uma novidade no Campeonato Inglês. Entretanto, os atletas costumam poder passar a noite em casa por ser uma data excepcional.

+ Grealish faz visita de Natal para torcedor do City que venceu o câncer; vídeo [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2024/12/25/grealish-faz-visita-de-natal-para-torcedor-do-city-que-venceu-o-cancer.ghtml]

Porém, a necessidade fez Guardiola não afrouxar as regras. Desta vez, os jogadores irão ficar com a família na manhã desta quarta-feira e vão se reunir para sessões de treinamento à noite, para dormirem concentrados – como aconteceria em um dia normal, sem feriados ou celebrações como o Natal.

— Esta situação é nova para todos nós (o mau momento). Os caras estão correndo e se esforçando mais do que nunca. As pessoas dizem que não estamos lutando ou que é culpa desse jogador, desse técnico – não é sobre isso. É sobre muitos pequenos detalhes ou alguns grandes detalhes que nos fazem não ser tão bons quanto éramos. Mas temos mais uma oportunidade no Boxing Day — comentou Guardiola.

Aston Villa vence o Manchester City por 2 a 1, na Premier League — Foto: Reuters/Lee Smith

A medida drástica do treinador espanhol acompanha o momento de tensão que o Manchester City vive. Nos últimos 12 duelos que teve, em diferentes competições, o clube venceu apenas uma vez e empatou em outras duas ocasiões – a pior marca da carreira de Pep Guardiola. Na Champions League, por exemplo, o time está em 22º lugar, fora da zona de classificação direta para as oitavas de final e a três posições de ficar em vagas de eliminação na primeira fase.

+ Entenda a crise sem fim do Manchester City de Pep Guardiola [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2024/12/23/entenda-a-crise-sem-fim-do-manchester-city-de-pep-guardiola.ghtml]

Quando o recorte é apenas a Premier League, competição que Guardiola conquistou quatro vezes seguidas e é o atual campeão, o City está em sétimo e coleciona derrotas para rivais importantes. Como no revés de virada para o Manchester United no clássico da 16ª rodada ou na goleada que levou do Tottenham, por 4 a 0, na 12ª.

+ Veja a tabela da Premier League [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/]

Aliás, Pep Guardiola também vem de derrota no mais recente confronto. O Aston Villa venceu o elenco de Haaland por 2 a 1 e ultrapassou o Manchester City na tabela.

Querendo usar o esforço natalino para tentar reverter a má fase, o clube volta aos gramados nesta quinta, às 9h30 (horário de Brasília), contra o Everton. O ge acompanha a partida ao vivo no Tempo Real.

Pep Guardiola discute com torcedor na rua após derrota para o Liverpool [https://s01.video.glbimg.com/x240/13163280.jpg]

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp