Sentido duplo de circulação da Rua 115, no Setor Sul, passa a valer nesta sexta-feira, 20

A Prefeitura de Goiânia, por meio da por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), entrega nesta sexta-feira, 20, a conclusão do novo sentido de circulação da Rua 115, no Setor Sul. Com isso, a via será mão dupla. Dentre as melhorias está a retirada do terceiro tempo semafórico para quem acessava a Marginal Botafogo na direção Norte/Sul, implantação uma rotatória no encontro com a Rua 114, além da Rua 121, que passou por inversão de sentido único Sul/Norte.

A Rua 115 passou a ser mão única em 2020, na gestão passada, como rota de desvio devido às obras que ocorriam na Região Sul da cidade, e após levantamento técnico da pasta, a via voltará a ter sentido duplo de circulação. A alteração permite que o condutor saia do Cepal do Setor Sul e chegue à Avenida Ricardo Paranhos e um único corredor.

“Com essa configuração iremos desafogar não só a Marginal Botafogo, mas a Praça do Cruzeiro, Ruas 88 e 86, Avenida Jamel Cecílio, além de retirar carros do Setor Sul, que possui perfil residencial e não conta com estrutura para receber a alta demanda de veículos”, explica o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia.

Marcelo esclarece que a partir da melhoria o condutor que trafega no sentido Norte/Sul com objetivo de acessar a Marginal Botafogo não poderá fazer a conversão à esquerda, já que o terceiro tempo semafórico foi retirado para não gerar cauda de veículos. Com isso, ele deverá fazer o retorno à esquerda na rotatória implantada na Rua 114 com Rua 115 para então realizar a manobra à direita, que não terá semáforo, e acessar a Marginal Botafogo. Já quem segue no sentido Rua 88 ou Avenida A poderá seguir normalmente.

Outra melhoria serão as conversões à direita e à esquerda para quem estiver na Marginal Botafogo, já que os motoristas poderão realizar as manobras nos dois sentidos. Quem segue para o Setor Pedro poderá virar à esquerda na Rua 90 normalmente.

A nova configuração foi repassada aos gestores do aplicativo de navegação Waze para atualização, com isso, os condutores podem se orientar por meio do app. Neste primeiro momento, agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade estarão posicionados na via para orientar os condutores em caso de dúvidas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos