Sentido duplo de circulação da Rua 115, no Setor Sul, passa a valer nesta sexta-feira, 20

A Prefeitura de Goiânia, por meio da por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), entrega nesta sexta-feira, 20, a conclusão do novo sentido de circulação da Rua 115, no Setor Sul. Com isso, a via será mão dupla. Dentre as melhorias está a retirada do terceiro tempo semafórico para quem acessava a Marginal Botafogo na direção Norte/Sul, implantação uma rotatória no encontro com a Rua 114, além da Rua 121, que passou por inversão de sentido único Sul/Norte.

A Rua 115 passou a ser mão única em 2020, na gestão passada, como rota de desvio devido às obras que ocorriam na Região Sul da cidade, e após levantamento técnico da pasta, a via voltará a ter sentido duplo de circulação. A alteração permite que o condutor saia do Cepal do Setor Sul e chegue à Avenida Ricardo Paranhos e um único corredor.

“Com essa configuração iremos desafogar não só a Marginal Botafogo, mas a Praça do Cruzeiro, Ruas 88 e 86, Avenida Jamel Cecílio, além de retirar carros do Setor Sul, que possui perfil residencial e não conta com estrutura para receber a alta demanda de veículos”, explica o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia.

Marcelo esclarece que a partir da melhoria o condutor que trafega no sentido Norte/Sul com objetivo de acessar a Marginal Botafogo não poderá fazer a conversão à esquerda, já que o terceiro tempo semafórico foi retirado para não gerar cauda de veículos. Com isso, ele deverá fazer o retorno à esquerda na rotatória implantada na Rua 114 com Rua 115 para então realizar a manobra à direita, que não terá semáforo, e acessar a Marginal Botafogo. Já quem segue no sentido Rua 88 ou Avenida A poderá seguir normalmente.

Outra melhoria serão as conversões à direita e à esquerda para quem estiver na Marginal Botafogo, já que os motoristas poderão realizar as manobras nos dois sentidos. Quem segue para o Setor Pedro poderá virar à esquerda na Rua 90 normalmente.

A nova configuração foi repassada aos gestores do aplicativo de navegação Waze para atualização, com isso, os condutores podem se orientar por meio do app. Neste primeiro momento, agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade estarão posicionados na via para orientar os condutores em caso de dúvidas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feira de Artesanato Goiás Feito à Mão acontece na Praça Cívica, em Goiânia

O goianiense terá este ano mais uma opção para comprar os presentes de Natal com a feira de artesanato Goiás Feito à Mão, que realizará uma edição especial na próxima semana. O evento ocorrerá de terça a quinta-feira (3 a 5 de dezembro), das 14h às 20h, na Praça Cívica, com entrada gratuita.

A iniciativa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria da Retomada, contará com mais de 30 estandes de artesanato variado. Os visitantes poderão encontrar esculturas em madeira e cerâmica, peças em palha de milho e outros materiais, joias de prata e arte sacra, entre outros.

Além dos estandes de artesanato, o espaço terá uma praça de alimentação e uma gibiteca para crianças, montada pela Secretaria da Cultura (Secult). Isso garantirá uma experiência completa e divertida para toda a família.

No palco da Goiás Feito à Mão, haverá apresentações musicais às 18 horas em todos os dias do evento. A cantora Paula de Paula se apresentará na terça, o cantor Deivid Paniago fará show na quarta, e Lin Groove encerrará o evento na quinta.

Entre os artesãos participantes estará Hanilson Divino, que vai expor peças que utilizam madeiras recicláveis em montagens que retratam cenários de casarios. O artesão aplica técnicas de pintura sobre os materiais, dando vida e personalidade às obras.

Lançamento da Claque Cultural 2025

Durante a programação da feira, o Governo de Goiás e o Sesc Goiás lançarão a Claque Cultural 2025, a maior maratona de cultura do país. Com um investimento de R$ 21,3 milhões do Governo de Goiás, o festival percorrerá várias cidades goianas levando atrações de artes cênicas, visuais, literatura, música e audiovisual.

Os artistas interessados em participar da Claque Cultural 2025 deverão se inscrever em edital que será aberto em breve. Na última edição, mais de 3 mil artistas fizeram mais de 800 apresentações em Goiânia e no interior do estado, levando cultura para a população e fortalecendo as economias das cidades.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp