Press "Enter" to skip to content

Sepultura anuncia fim da banda após 40 anos mas sai em turnê para despedida

Última atualização 08/12/2023 | 15:30

A icônica banda brasileira de heavy metal, Sepultura, surpreendeu os fãs ao anunciar sua separação, em uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, 8 de dezembro. A notícia foi dada pelo guitarrista Andreas Kisser, revelando que a banda realizará uma turnê de despedida chamada “Celebrating Life Through Death”, com início marcado para 1º de março em Belo Horizonte, cidade onde o grupo foi formado.

A turnê passará por mais de 40 países por dezoito meses no ano em que comemora quatro décadas de história, a parir de março, passando por diversos países da América Latina, Estados Unidos e Europa. O guitarrista destacou a satisfação da banda com a decisão, enfatizando que estão encerrando esse ciclo de forma consciente e planejada.

O ápice da turnê será marcado por um álbum ao vivo contendo 40 faixas gravadas em apresentações ao redor do mundo. As vendas de ingressos para os shows começam em 11 de dezembro, no site da Eventim.

Em comunicado oficial, a banda afirmou que a separação representa uma “morte consciente e planejada”, celebrando o presente e os 40 anos de carreira. O guitarrista Andreas Kisser destacou a excelente relação entre os membros da banda, afirmando que a decisão de encerrar é tomada no melhor momento da história do Sepultura.

A trajetória do Sepultura, iniciada em Belo Horizonte em 1984, se consagrou como uma das mais bem-sucedidas do heavy metal brasileiro. O grupo alcançou reconhecimento mundial na década de 90 com álbuns como “Arise” (1991), “Chaos A.D.” (1993) e o icônico “Roots” (1996), que mesclava influências da música indígena brasileira.

Foi formada pelos irmãos Max e Iggor Cavalera, ainda adolescentes, com Paulo Jr. (baixo) e Wagner Lamounier (guitarra e voz) na formação original.O guitarrista Andreas Kisser entrou logo no começo também, em 1987. A formação final é completada pelo vocalista Derrick Green, desde 1997, e o baterista Eloy Casagrande, desde 2011.

Datas “Celebrating Life Through Death”

– 1 de março – Belo Horizonte – MG

– 2 de março – Juiz de Fora – MG

– 9 de março – Brasília – DF

– 15 de março – Uberlândia – MG

– 21 de março – Porto Alegre – RS

– 22 de março – Curitiba – PR

– 23 de março – Florianópolis – SC

– 6 de setembro – São Paulo – SP