Sequência de frentes frias faz Goiás registrar temperaturas abaixo do habitual

Frentes frias

Sequências de frentes frias fazem Goiás ter o mês de agosto mais atípico em anos. O inverno goiano costuma ser de temperaturas amenas no período da manhã e calor à tarde. A mínima não costuma ficar abaixo dos 14ºC, já a máxima passa dos 35ºC. No entanto, na semana passada a região sudoeste do estado registrou 4,9ºC, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

Já para esta semana, a previsão é de tempo firme e temperaturas elevadas até a próxima quarta-feira, 17. Porém, a situação pode mudar com a chegada de uma nova frente fria ao estado. Segundo o gerente da Cimehgo, André Amorim, há previsão de pancadas de chuva na região Sul e Sudeste de Goiás nesta quinta e sexta-feira, 19.

“Nós teremos aí um avanço de uma frente fria na região Sudeste do Brasil e com isso, ela vai propiciar a formação de um novo corredor de umidade, trazendo ai áreas de instabilidade. Não estamos aguardando grandes volumes, mas sim, áreas de instabilidades e pancadas de chuvas isoladas” explicou André Amorim.

Ainda de acordo com a Cimehgo, não são todos os bairros que serão prestigiados com as chuvas. “Mas já dá uma trégua na poeira e melhora, momentaneamente, a questão da umidade relativa do ar.”

Além disso, o avanço da massa de origem polar deve causar queda nas temperaturas, ou seja, o tempo deve esfriar em todo estado. A região menos afetada será a Norte, onde o corredor de ar frio chega com menor intensidade. Mesmo assim, os termômetros devem marcar de dois a três graus abaixo do habitual

Porém, no sábado e no domingo, 21, o goiano deve tirar os cobertores e agasalhos dos armários. A previsão é que as temperaturas fiquem ainda mais baixas.

“Estamos com a tendência das temperaturas terem uma nova baixa. A princípio, essa massa de ar polar não consegue chegar com tanta intensidade, mas estaremos monitorando”, concluiu André Amorim.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp