Press "Enter" to skip to content

Sergio Moro e Mauro Vieira se “estranham” em rede social

Última atualização 16/10/2023 | 15:33

Um comentário de Sergio Moro (União Brasil-PR) nesta segunda-feira, 16, sobre a relevância internacional do Brasil no cenário da Guerra no Oriente Médio acabou dando “pano para manga” no antigo Twitter, o X. Ao afirmar que o país não possui a capacidade “para fazer diferença” nesse conflito, o senador causou polêmica e provocou a reação inclusive do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O ex-juiz federal da operação Lava-Jato publicou a seguinte mensagem em sua conta: “O Brasil não tem relevância internacional suficiente para fazer qualquer diferença na guerra no Oriente Médio. A crise serve apenas para Lula exercitar a sua megalomania diplomática e para revelar o quanto a ideologia comprometeu a capacidade de parte da política brasileira de condenar atos terroristas”, disse o senador.

Por sua vez, o ministro rebateu Moro, destacando a importância do Brasil no cenário internacional. “O Brasil é o maior país da América Latina, o terceiro maior país de todo o continente americano, o quinto maior país do planeta. Nosso idioma é o quarto mais falado no mundo, e estamos entre os dez maiores produtores de petróleo. Como não tem relevância? Só na cabeça de quem não conhece o Brasil”, afirmou Vieira.

Desde o início do conflito em Israel, desencadeado após uma ofensiva do grupo terrorista Hamas, Sergio Moro tem se manifestado com críticas a Lula. Na semana passada, o ex-juiz cobrou críticas mais duras ao Hamas, que não foi classificado por Lula como um grupo terrorista.

O senador também citou um comunicado publicado no site da organização após a eleição do ex-presidente petista: “Hamas parabeniza Lula pela vitória nas eleições”, dizia o comunicado. Moro ainda mencionou uma nota oficial do Itamaraty a respeito dos ataques no Oriente Médio, destacando que o documento “não nomeia nem repudia nominalmente” o Hamas.