Press "Enter" to skip to content

Série B: acesso do Atlético-GO e decepção do Vila Nova, em números

Última atualização 27/11/2023 | 09:19

No último sábado, 25, os times goianos viveram dias opostos após a conclusão do Brasileirão Série B de 2023. O Atlético-GO venceu o Guarani por 3×0 e conquistou a classificação para a Série A de 2024. O Vila Nova, por sua vez, voltou a decepcionar seus torcedores, perdeu para o ABC por 3×2 e ficou sem o tão sonhado acesso para a elite nacional.

A missão do Vila Nova era bem mais fácil: bastava ganhar do lanterna e rebaixado ABC. O Atlético-GO, por outro lado, precisava vencer e ainda torcer por um tropeço do Juventude ou do próprio Vila Nova. O Juventude fez a sua parte, mas o Vila, não, beneficiando assim o rival, que vai disputar novamente o Campeonato Brasileiro após ter sido rebaixado no ano passado.

Números de Atlético-GO e Vila Nova

O Atlético-GO finalizou a Série B de 2023 em 4º lugar, com 64 pontos. Foram 17 vitórias, 13 empates e 8 derrotas, totalizando 56% de aproveitamento. O Dragão terminou com um ponto à frente do quinto colocado Novorizontino, uma prova cabal do equilíbrio da edição deste ano da segunda divisão. De forma inédita, o rubro-negro conseguiu o acesso no ano seguinte à queda.

Já o Vila Nova, que começou a última rodada em 4º e já chegou até a liderar a Série B em certo ponto do campeonato, despencou na tabela e fecha a participação na 8ª posição, com 61 pontos. Foram 17 vitórias, 10 empates e 11 derrotas, em um aproveitamento de 53%. Com isso, o Tigrão perdeu a oportunidade de voltar a disputar uma Série A pela primeira vez desde 1985.