Em reunião do Conselho Técnico na tarde desta quinta-feira, 5, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, os clubes da Série B de 2026 aprovaram a criação de um playoff para definição de duas vagas do acesso à elite e definiram que não haverá pausa da competição durante a Copa do Mundo, no meio do ano. Os dois primeiros colocados da Segundona estarão garantidos na Série A de 2027. As outras duas vagas serão decididas com jogos de ida e volta entre 3º colocado x 6º e 4º x 5º. O Ceará foi a favor da mudança, enquanto o Fortaleza votou contra.
Como não haverá pausa para o Mundial e com a adoção dos playoffs, haverá maior espaçamento entre as partidas da competição e as rodadas finais poderão ser antecipadas para que o confronto final decisivo do acesso seja em 28 de novembro, data estipulada no calendário para o encerramento da Série B. O duelo de ida do playoff será em 21 de novembro.
A competição nacional começará no dia 21 de março, e a 38ª rodada acontecerá em 14 de novembro. Nas duas semanas seguintes serão disputados os jogos dos playoffs do acesso. Inicialmente, o calendário do futebol nacional previa paralisação da Segundona durante a Copa, entre 11 de junho e 19 de julho. Mas, no encontro desta quinta, ficou definido que a competição seguirá em meio ao torneio de seleções.
Em 2026, a Segundona voltará a ter Ceará e Fortaleza juntos. A última vez havia sido em 2009. Nos últimos anos, a fórmula de disputa da Série B previa acesso direto para os quatro primeiros colocados nos pontos corridos. A CBF apresentou três possibilidades para a fórmula de disputa da Série B e abriu para votação dos 20 clubes. A primeira proposta era de manutenção do formato com acesso direto para os quatro primeiros colocados; a segunda era com playoffs entre 3ºx6º e 4ºxº5; e a terceira tinha playoff apenas entre 4ºx5º.




