A competição da Série C, que é a terceira divisão do futebol brasileiro, começou com 20 equipes em busca de quatro vagas para a segunda divisão do Brasileiro de 2026. Ao contrário das duas divisões acima, a Série C não segue um formato único de ida e volta, em que todos se enfrentam. Após jogos em um turno, os oito melhores times se dividem em dois grupos, e os dois primeiros de cada chave garantem o acesso para a Série B.
Para esta edição, a Série C conta com algumas curiosidades entre seus participantes. Dentre eles, o Guarani, que é o único time na terceirona que já foi campeão da Série A em 1978, após vencer o Palmeiras. Atualmente, o Bugre terá a companhia da Ponte Preta, grande rival de Campinas, na Série C. Alguns dos times que já estiveram na elite e agora disputam a Série C são CSA, Figueirense e Náutico.
Há também a ascensão de times novatos na competição, como o Retrô, que foi fundado em 2016 e disputa a Série C pela primeira vez, após o título da Série D em 2024. Outro estreante que promete fazer bonito em 2025 é o Maringá, equipe paranaense que subiu após uma boa campanha na Série D do ano passado. O Fernandinho, ex-jogador de São Paulo, Flamengo e Atlético-MG, é um dos nomes conhecidos que integra o time do Retrô.
Entre os 20 participantes da temporada, o Botafogo-PB é o time que mais vezes participou da Série C desde que a competição passou a contar com 20 equipes, em 2014. A equipe paraibana está disputando a terceirona há 12 temporadas. Logo atrás, estão o Confiança e o Ypiranga, com 10 participações cada. O time de Aracaju chegou a subir para a Série B em 2019, mas acabou sendo rebaixado na temporada 2023. Já a equipe de Erechim disputa a Série C desde 2016.