Press "Enter" to skip to content

Serpente em canil de Quirinópolis assusta funcionários

Última atualização 22/03/2023 | 14:55

Uma funcionária levou um susto ao se deparar com uma cobra dentro de uma vasilha em uma cozinha de canil municipal em Quirinópolis, no sudoeste de Goiás. A mulher estava à procura de uma faca no local até que deu de cara com a serpente. O caso ocorreu na última segunda-feira, 20, e o animal foi resgatado ainda no mesmo dia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), a serpente foi resgatada sem ferimentos e devolvida para uma reserva ambiental do município.

Ainda no mesmo dia a corporação foi acionada para atender outra ocorrência na cidade. Os agentes resgataram uma serpente da espécie jiboia que estava na calçada de uma residência. Eles afirmaram que utilizaram técnicas de salvamento terrestre para capturar o animal que tem aproximadamente 1 metro.

Sobre as Serpentes

As serpentes são répteis pertencentes à ordem Squamata, animais que possuem escamas, sendo conhecidas popularmente como cobras. Deduz-se que elas evoluíram a partir de lagartos que se enterravam no solo, e que o corpo alongado e desprovido de patas seria apenas uma adaptação a esse modo de vida.

Uma característica interessante das serpentes é a capacidade que ela tem de abrir a mandíbula para ingerir presas muito maiores do que ela mesma. Isso se deve à mobilidade que esses animais apresentam na mandíbula, que, em virtude de uma dupla articulação entre o crânio, a mandíbula e um osso chamado quadrado, proporciona a eles uma abertura bucal maior que 150º. 

Algumas delas são venenosas e não apresentam nenhum órgão capaz de injetar esse veneno. No entanto, serpentes como a naja são capazes de injetar o veneno como também expeli-lo em jatos que podem alcançar até 3 metros de distância. Por causa desse hábito, elas são chamadas de cuspideiras.

As serpentes podem ser encontradas em vários locais, como no solo, árvores, buracos, na água doce e também no mar (serpente marinha). Dentre as diversas espécies de serpentes, podemos citar a surucucu, jiboia, sucuri, urutu, cascavel, coral, etc.