Serra da Mesa atinge nível mais baixo já registrado

O Lago de Serra da Mesa, que fica em Uruaçu, no norte de Goiás, chegou a 8,47% neste ano. Segundo a diretoria da hidrelétrica, o nível do reservatório é o mais baixo da história por causa da seca. O comércio da região, que dependia do reservatório, ficou prejudicado e alguns lugares já fecharam as portas.

A hidrelétrica tem capacidade de produzir energia para 7 milhões de pessoas. No entanto, o nível do reservatório vem caindo ao longo dos últimos anos e prejudicando a produção. No ano de 2001 o lago chegou a 8,82%. Já em 2016 o número caiu para 8,62%.

O reservatório era um dos maiores em volume de água da América Latina. Atualmente, o baixo nível da água deixou embarcações encalhadas e até uma ponte que estava submersa, que ligava as cidades de Niquelândia e Uruaçu, voltou a aparecer.

Por causa da queda no nível da água, o presidente de uma colônia de pescadores da região, Antônio Machado de Almeida, reclama das dificuldades de manter os negócios. As famílias que dependiam da produção de tilápias na região desativaram vários tanques por causa da seca. “Hoje nós estamos tirando do bolso para sustentar a cooperativa”, afirmou em entrevista à TV Anhanguera.

Segundo os comerciantes da região, até 2013 a região era próspera e contava com mais de dez restaurantes, áreas de camping e pousadas. Atualmente, a maioria está com as portas fechadas e outras propriedades ficaram disponíveis para aluguel.

Dono de uma loja de produtos de pesca, João Filho de Freitas relata que só continua com o negócio por causa das vendas pela internet. “A última coisa que morre é a esperança. Nós estamos na expectativa que melhore, que esse ano chova bastante para dar uma melhorada, porque o trem está feio”, reclamou.


As informações são do Portal G1 Goiás

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos