Serra da Mesa atinge nível mais baixo já registrado

O Lago de Serra da Mesa, que fica em Uruaçu, no norte de Goiás, chegou a 8,47% neste ano. Segundo a diretoria da hidrelétrica, o nível do reservatório é o mais baixo da história por causa da seca. O comércio da região, que dependia do reservatório, ficou prejudicado e alguns lugares já fecharam as portas.

A hidrelétrica tem capacidade de produzir energia para 7 milhões de pessoas. No entanto, o nível do reservatório vem caindo ao longo dos últimos anos e prejudicando a produção. No ano de 2001 o lago chegou a 8,82%. Já em 2016 o número caiu para 8,62%.

O reservatório era um dos maiores em volume de água da América Latina. Atualmente, o baixo nível da água deixou embarcações encalhadas e até uma ponte que estava submersa, que ligava as cidades de Niquelândia e Uruaçu, voltou a aparecer.

Por causa da queda no nível da água, o presidente de uma colônia de pescadores da região, Antônio Machado de Almeida, reclama das dificuldades de manter os negócios. As famílias que dependiam da produção de tilápias na região desativaram vários tanques por causa da seca. “Hoje nós estamos tirando do bolso para sustentar a cooperativa”, afirmou em entrevista à TV Anhanguera.

Segundo os comerciantes da região, até 2013 a região era próspera e contava com mais de dez restaurantes, áreas de camping e pousadas. Atualmente, a maioria está com as portas fechadas e outras propriedades ficaram disponíveis para aluguel.

Dono de uma loja de produtos de pesca, João Filho de Freitas relata que só continua com o negócio por causa das vendas pela internet. “A última coisa que morre é a esperança. Nós estamos na expectativa que melhore, que esse ano chova bastante para dar uma melhorada, porque o trem está feio”, reclamou.


As informações são do Portal G1 Goiás

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp