Press "Enter" to skip to content

Serviços de castração gratuitos ainda são realidade distante em cidades goianas

Última atualização 31/08/2022 | 08:09

Os serviços de castração de pets oferecidos gratuitamente pelas prefeituras ainda parecem ser distantes na maioria das cidades, assim como em Goiânia e Aparecida de Goiânia que não oferecem esse tipo de serviço à população. 

A capital possui apenas serviços ambulatoriais, enquanto a vizinha estuda implementar um castramóvel, mas sem data definida. Porém, em Anápolis, já há serviços de castração que foram disponibilizados aos moradores, como o castramóvel (ônibus adaptado). 

Nesta quarta-feira, 31, por exemplo, o veículo estará no Residencial Leblon, entre às 9h e 16h. No entanto, para ter acesso ao serviço, os pets precisam estar cadastrados no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da região.

“O castramóvel é uma das frentes de castração da prefeitura. Além do veículo, temos clínicas credenciadas no município e o Centro de Zoonoses que também realiza o procedimento em animais de rua, que representam riscos à saúde e que são resgatados”, explicou o Diretor de Vigilância em Saúde de Anápolis, Gúbio Dias.

Cadastro para castração

Os cadastros são feitos, de acordo com Gúbio, previamente nas regiões com auxílio da Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura, via CRAS. Na triagem são avaliadas questões sociais, como famílias em situação de vulnerabilidade, comprovante de renda e análise socioeconômica. O cronograma de bairros é montado conforme a demanda. 

“Geralmente a gente escolhe as localidades nos programas da prefeitura ou também nas regiões onde observamos um maior número de animais. Geralmente, o castramóvel está em uma determinada região toda semana. Os locais mais afastados são o nosso principal foco, visto que tem mais animais nas ruas”, diz.

Castromóvel

O Castramóvel foi entregue pela atual gestão e trata-se de um ônibus adaptado com sala cirúrgica, de medicação pré-anestésica, de assepsia e autoclavagem, sistema de aquecimento, oxigênio e ventilação mecânica, entre outros equipamentos necessários para o procedimento de castração de animais.

“Ele foi criado basicamente com dois objetivos: oferecer ao cidadão o serviço de esterilização animal, além de ajustar um termo de ajuste de conduta do município com o Ministério Público (MP)”, concluiu Gúbio.