Press "Enter" to skip to content

Serviços públicos podem ser pagos via PIX em Goiânia

Última atualização 04/05/2023 | 11:58

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou o projeto que prevê o pagamento de serviços públicos com cartões de débito e crédito, além de PIX. A proposta é do vereador Lucas Kitão (PSD) e aguarda sanção do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). 

No texto do projeto é previsto o pagamento de diversos serviços destinados aos moradores de Goiânia, como a entrada do Parque Mutirama e do Zoológico. O vereador frisa também alguns impostos como IPTU, ISS, ISSQN, ITBI, multas e taxas. 

A justificativa utilizada pelo vereador é de que o dinheiro em espécie está sendo pouco utilizado pela população, seja por questões de segurança ou por comodidade. Sendo assim, é visto a necessidade de avanço no modo em que a Prefeitura de Goiânia atende a população. 

É pontuado também que a ideia já é utilizada por outras empresas e comércio, e que isso atualizará a Prefeitura com o mundo atual. O objetivo é simplificar a relação entre os contribuintes e o órgão. “No caso dos parques, a gente pode ter mais transparência com esses pagamentos eletrônicos tanto em relação ao número de visitantes quanto ao valor total arrecadado”, disse o vereador.

O projeto também cita que a iniciativa busca garantir a todos os cidadãos de Goiânia o acesso, sem restrição, a todos os serviços prestados pelo Estado, independentemente da forma de pagamento escolhida. 

Caso sancionado, a prefeitura terá um prazo de 180 dias para se adequar.