Press "Enter" to skip to content

Servidoras do TJGO com filhos de até seis anos trabalharão uma hora a menos por dia

Uma medida inovadora do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) promete estreitar o laço entre mães e filhos. A partir de agora, as servidoras com crianças de até seis anos de idade terão a jornada de trabalho reduzida em uma hora. A novidade depende de um pedido da mulher para garantir o direito. A jornada de trabalho, que é de sete horas diárias, será de seis.

 

“É um incentivo à proteção da primeira infância e à valorização de gênero. Em nossa sociedade, ainda é comum que a maior responsabilidade pelos cuidados com os filhos recaia sobre as mulheres, principalmente as mães”, afirmou o presidente do Carlos França ao ressaltar que a redução da jornada de trabalho das servidoras é também um reconhecimento ao desequilíbrio ainda existente na nossa sociedade.

 

A resolução publicada em 31 de maio estabelece “a jornada de trabalho de 30 horas semanais e de seis horas diárias de trabalho para as servidoras mães de crianças de até seis anos de idade, sem redução na remuneração”. A alteração considera a legislação para apoio à parentalidade na primeira infância e a proteção da família como base da sociedade.

 

A primeira infância, de zero a seis anos, é um período muito importante para o desenvolvimento mental e emocional e de socialização da criança. É fundamental estimular bem a criança nessa fase, para que ela tenha uma vida saudável e possa desenvolver-se bem na infância, na adolescência e na vida adulta. 

 

Esse processo continua ao longo do tempo, moldado pelas experiências positivas ou negativas vividas e compartilhadas, principalmente, com seus pais, parentes e cuidadores em geral.