Servidores da Prefeitura de Goiânia podem trocar lixo reciclável por hortaliças

Além da Horta Modelo do Paço Municipal, que foi o primeiro espaço a ser implantado dentro do Programa Horta para Todos, a Sedetec tem outras 14 hortas espalhadas por Goiânia

Na próxima terça-feira (24), os servidores da Prefeitura de Goiânia poderão trocar lixo reciclável por alimentos cultivados na Horta Modelo do Paço Municipal. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), por meio da Diretoria de Abastecimento e Agricultura Familiar, e tem como foco estimular a adoção de práticas sustentáveis dentro da Administração Municipal.

Para participar do programa, basta o servidor levar materiais recicláveis e fazer a troca pelas hortaliças fresquinhas e sem agrotóxicos, cultivadas por alunos que participaram da quarta edição do Curso de Hortas Urbanas. Com a ação, a prefeitura espera recolher cerca de duas toneladas de material reciclável. Todo o lixo coletado será doado para cooperativas cadastradas no Programa Goiânia Coleta Seletiva, ligado à Comurg.

Desta quinta-feira (19), até a próxima segunda-feira (23), a partir das 9 horas, os servidores podem levar o material reciclável e depositar em vasilhames fornecidos pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). A troca de alimentos por lixo reciclável é mais uma das ações que compõe o Horta para Todos, uma proposta idealizada pela primeira dama de Goiânia, Dona Íris de Araújo.

Além da Horta Modelo do Paço Municipal, que foi o primeiro espaço a ser implantado dentro do Programa Horta para Todos, a Sedetec tem outras 14 hortas espalhadas por Goiânia. Essas áreas recebem o cultivo de lavouras de milho, fazendo com que lotes baldios sem funcionalidade sejam ocupados e tornem-se locais altamente produtivos. Além disso, a iniciativa possibilita a integração social entre os moradores dos bairros contemplados, que ocorre por meio da convivência decorrente do trabalho colaborativo que é feito em conjunto nas áreas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos