Além da Horta Modelo do Paço Municipal, que foi o primeiro espaço a ser implantado dentro do Programa Horta para Todos, a Sedetec tem outras 14 hortas espalhadas por Goiânia
Na próxima terça-feira (24), os servidores da Prefeitura de Goiânia poderão trocar lixo reciclável por alimentos cultivados na Horta Modelo do Paço Municipal. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), por meio da Diretoria de Abastecimento e Agricultura Familiar, e tem como foco estimular a adoção de práticas sustentáveis dentro da Administração Municipal.
Para participar do programa, basta o servidor levar materiais recicláveis e fazer a troca pelas hortaliças fresquinhas e sem agrotóxicos, cultivadas por alunos que participaram da quarta edição do Curso de Hortas Urbanas. Com a ação, a prefeitura espera recolher cerca de duas toneladas de material reciclável. Todo o lixo coletado será doado para cooperativas cadastradas no Programa Goiânia Coleta Seletiva, ligado à Comurg.
Desta quinta-feira (19), até a próxima segunda-feira (23), a partir das 9 horas, os servidores podem levar o material reciclável e depositar em vasilhames fornecidos pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). A troca de alimentos por lixo reciclável é mais uma das ações que compõe o Horta para Todos, uma proposta idealizada pela primeira dama de Goiânia, Dona Íris de Araújo.
Além da Horta Modelo do Paço Municipal, que foi o primeiro espaço a ser implantado dentro do Programa Horta para Todos, a Sedetec tem outras 14 hortas espalhadas por Goiânia. Essas áreas recebem o cultivo de lavouras de milho, fazendo com que lotes baldios sem funcionalidade sejam ocupados e tornem-se locais altamente produtivos. Além disso, a iniciativa possibilita a integração social entre os moradores dos bairros contemplados, que ocorre por meio da convivência decorrente do trabalho colaborativo que é feito em conjunto nas áreas.