Servidores do Instituto Dr. José Frota (IJF) decidiram paralisar suas atividades em Fortaleza em uma manifestação cobrando por melhorias no hospital. A proposta da Prefeitura de Fortaleza para um reajuste salarial de 4,83%, dividido em duas parcelas, foi recusada pelos servidores, que alegam que o valor sugerido não atende às demandas das categorias, como vale-alimentação e planos de cargos e carreiras.
A manifestação dos servidores do IJF ocorreu no Centro de Fortaleza e teve como objetivo cobrar a regularização da disponibilidade de insumos e medicamentos, além de buscar melhorias nas condições de trabalho no hospital. Durante a paralisação de 30 minutos, os profissionais de saúde expressaram sua insatisfação com a proposta apresentada pela Prefeitura de Fortaleza.
A falta de insumos e medicamentos é um dos principais problemas enfrentados no Hospital IJF. Pacientes relataram à TV Verdes Mares que os profissionais da unidade chegam a recomendar a compra de medicamentos e insumos pelos pacientes devido à escassez no hospital. A situação foi lamentada por acompanhantes e pacientes que se viram obrigados a buscar soluções fora da unidade de saúde.
Em nota, o IJF explicou que enfrenta uma dívida pública no valor de 4,6 bilhões e está sob decreto de contingenciamento, o que levou à redução de salários, gratificações e terceirizados. A Prefeitura está revisando contratos em vigor para tentar viabilizar o reajuste salarial correspondente à inflação de 2024 dentro do exercício de 2025, visando impedir acúmulo de perdas para os servidores.
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Ceará (Sindsaúde/CE) informou que não houve acordo entre os servidores e a Prefeitura, sendo que a proposta de reajuste foi rejeitada em assembleia legislativa. A categoria segue em busca de melhores condições de trabalho e remuneração adequada, demonstrando sua insatisfação por meio de manifestações como a ocorrida em Fortaleza.