Jornal Diário do Estado

Servidores municipais recebem curso para o enfrentamento da violência doméstica e familiar

O Objetivo do curso é proporcionar acesso e aprofundar debates relativos ao atendimento psicossocial em casos de violência de gênero

O Governo de Goiás iniciou, na última sexta-feira, dia 14, ao curso on-line com o tema Violência de gênero: fundamentos e metodologia para o atendimento psicossocial. A abertura virtual foi realizada em live promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e coordenada pela superintendente da Mulher e da Igualdade Racial, Rosi Guimarães.

A ação faz parte da comemoração ao aniversário de 14 anos da criação da Lei Maria da Penha e compõe o Pacto Goiano Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. O Objetivo do curso é proporcionar acesso e aprofundar debates relativos ao atendimento psicossocial em casos de violência de gênero. O público do curso são profissionais que atuam na Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar nos 246 municípios goianos.

Segundo Rosi, promover o curso é uma forma de tentar aproximar dos município as políticas públicas do Governo de Goiás em relação a violência doméstica. “Queremos capacitar esses profissionais que atuam em cada município e apresentar a eles a rede estadual de enfrentamento, para que eles tenham maior conexão e criem nos municípios as redes que serão locais e permanentes.”

Até a abertura do curso foram registrados 271 inscritos, que terão 30 dias para acessar os conteúdos e realizar a carga horária de 40 horas. As aulas estão acontecendo na modalidade a distância (EAD), com certificação.

As vagas são limitadas, as inscrições estão abertas pelo site ead-genero-goias.com. A ação é em parceria com o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) e o Ministério Público (MP-GO).

No curso constam temas como os métodos de atuação com mulheres e homens envolvidos na situação de violência. “Foi comprovado que esses grupos tiveram sucesso de aprovação com os participantes, e ajudaram a impedir a reincidência”, ressaltou a superintendente Rosi, na abertura on-line.