Servidores municipais recebem curso para o enfrentamento da violência doméstica e familiar

O Governo de Goiás iniciou, na última sexta-feira, dia 14, ao curso on-line com o tema Violência de gênero: fundamentos e metodologia para o atendimento psicossocial. A abertura virtual foi realizada em live promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e coordenada pela superintendente da Mulher e da Igualdade Racial, Rosi Guimarães.

A ação faz parte da comemoração ao aniversário de 14 anos da criação da Lei Maria da Penha e compõe o Pacto Goiano Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. O Objetivo do curso é proporcionar acesso e aprofundar debates relativos ao atendimento psicossocial em casos de violência de gênero. O público do curso são profissionais que atuam na Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar nos 246 municípios goianos.

Segundo Rosi, promover o curso é uma forma de tentar aproximar dos município as políticas públicas do Governo de Goiás em relação a violência doméstica. “Queremos capacitar esses profissionais que atuam em cada município e apresentar a eles a rede estadual de enfrentamento, para que eles tenham maior conexão e criem nos municípios as redes que serão locais e permanentes.”

Até a abertura do curso foram registrados 271 inscritos, que terão 30 dias para acessar os conteúdos e realizar a carga horária de 40 horas. As aulas estão acontecendo na modalidade a distância (EAD), com certificação.

As vagas são limitadas, as inscrições estão abertas pelo site ead-genero-goias.com. A ação é em parceria com o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) e o Ministério Público (MP-GO).

No curso constam temas como os métodos de atuação com mulheres e homens envolvidos na situação de violência. “Foi comprovado que esses grupos tiveram sucesso de aprovação com os participantes, e ajudaram a impedir a reincidência”, ressaltou a superintendente Rosi, na abertura on-line.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp