Press "Enter" to skip to content

SES afirma que 2024 pode ser considerado o pior ano para dengue em Goiás

Última atualização 14/03/2024 | 17:08

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) divulgou nesta quinta-feira, 15, que Goiás já registrou 53.686 casos confirmados de dengue, com 49 mortes confirmadas pelo Comitê Estadual de Investigação de Óbito Suspeito por Arboviroses. Segundo Flúvia Amorim, Superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, 2024 pode ser considerado o pior ano para dengue no estado desde o início dos registros. 

Com mais de 116 mil casos até o momento, 2024 já supera 2022, que tinha cerca de 96 mil casos confirmados no mesmo período.

Em 2023, Goiás registrou 54 mortes confirmadas por Dengue. Este ano, com 49 mortes já confirmadas, o alerta das autoridades é acionado.

Flúvia ressalta a importância da prevenção, enfatizando a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti para diminuir a infestação.

As alterações climáticas causadas pelo El Niño contribuem para a proliferação do mosquito e o aumento dos casos de dengue em Goiás. Previsões climáticas indicam um El Niño prolongado, o que pode prolongar os índices de infestação e transmissão da doença.

Atualmente, 139 dos 246 municípios goianos estão em situação de emergência em relação à Dengue, e nenhum município conseguiu sair dessa situação até o momento. Como parte da estratégia de combate às arboviroses, 194 municípios estabeleceram um Gabinete de Crise.

Imunização contra dengue

Até o momento, a SES-GO registra a aplicação de 56.185 doses da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, resultando em uma taxa de imunização de 35,4%.

No entanto, a quantidade de vacinações realizadas não atingiu as expectativas. A Superintendente de Vigilância em Saúde expressou preocupação, destacando que esperava que 50% a 60% dessa faixa etária já estivesse vacinada, especialmente considerando o esgotamento das doses na rede privada. Ela enfatizou a segurança e eficácia da vacina, encorajando os pais a levarem seus filhos para se imunizarem.

Um total de 158.505 doses foi enviado pelo Ministério da Saúde para Goiás, distribuídas para 134 municípios em nove regionais de saúde, conforme dados da SES-GO.