Press "Enter" to skip to content

SES distribui vacinas contra a Covid para crianças de 6 meses com comorbidades

Última atualização 16/11/2022 | 18:09

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) recebeu, na última sexta-feira, 11, a primeira remessa dos imunizantes da Pfizer para crianças com seis meses ou mais, ou comorbidades. Superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, alegou que o Estado iniciou a distribuição das doses contra a Covid-19 e cada município definirá o início da imunização pediátrica.

Amorim informou ainda que faltam vacinas para crianças de três a quatro anos – mesmo com toda a importância da vacinação para todas as idades sendo ressaltada nos últimos tempos, principalmente com o surgimento de novas subvariantes em Goiás.“Nós descartamos mais de 200 mil doses no final de setembro por baixa procura e, agora, a gente está com pedido feito pelo Ministério da Saúde pedindo aguardando a chegada dessas doses. Então, hoje, o estado está desabastecido com doses da Coronavac para crianças de 3 a 4 anos”, ressaltou em entrevista a CBN Goiânia.

A respeito da quantidade de internações por Covid-19, Flúvia afirmou que elas nunca deixaram de acontecer, porém com o aumento da positivação o número de internações consequentemente aumenta. Entretanto, segundo a superintendente, deve-se analisar a proporção  e consequência da mesma: “A gente tem que ver que proporção que é essa. É uma proporção muito grande como foi vista em 2021? Pelos dados que tem até o momento, essa subvariante não tem causado tanto impacto em formas graves da doença, mas a gente tem que monitorar”.

Amorim citou ainda, uma preocupação em relação ao aumento do número de casos da doença, visto que o fim de ano é marcado por muitas festas, principalmente com a Copa do Mundo – momento propício para grandes aglomerações.