SES-GO participa da Parada LGBT+ de Goiânia com foco na saúde

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) marcou presença na Parada LGBT+ de Goiânia, realizada neste domingo (08/09), que este ano teve como tema “Melhor idade LGBT: respeite a minha história”. A concentração ocorreu na Praça Cívica, seguida por uma passeata pelas avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins.
 
Durante o evento, as equipes de saúde distribuíram cerca de 30 mil preservativos, mais de 10 mil géis lubrificantes e 600 autotestes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além da distribuição de insumos, a ação promoveu a saúde e o bem-estar da população LGBT+ por meio de materiais informativos sobre a prevenção de ISTs, Aids, sífilis e hepatites virais.
 
A Parada LGBT+ de Goiânia, além de celebrar a diversidade, também se consolidou como um espaço de conscientização social. Diversas tendas abordaram temas relevantes para a comunidade LGBT+, como direitos humanos, cidadania, acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), meio ambiente e coleta seletiva. Um espaço kids garantiu a participação das crianças, tornando o evento ainda mais inclusivo.
 
A 29ª edição da Parada LGBT+ de Goiânia contou com diversas atrações musicais e celebrou a cultura e a luta por direitos da comunidade LGBT+. Diante do calor e da baixa umidade do ar, os organizadores e as equipes de saúde recomendaram cuidados especiais aos participantes, como: alimentação leve, uso de roupas frescas, hidratação adequada e aplicação de protetor solar.
 
Organizada pela Associação da Parada de Goiás, em colaboração com ONGs e ativistas, a Parada LGBT+ de Goiânia reforça a importância da união entre o poder público e a sociedade civil na promoção da saúde e dos direitos da população LGBT+. O evento, financiado pela Lei Paulo Gustavo do governo federal e operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, demonstra o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp