Última atualização 05/06/2022 | 14:23
O uso de máscaras em locais fechados pode ser novamente obrigatório em Goiás se os dados sobre a Covid permanecerem em larga escalada. A informação foi repassada com exclusividade para a reportagem do Diário do Estado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). Questionada sobre o assunto, a pasta não descartou a possibilidade.
“A SES avalia o cenário epidemiológico e o monitora sistematicamente para a tomada de decisões. O período mais frio e ainda, pessoas não-vacinadas ou com esquema vacinais incompletos resultaram no aumento de casos de Covid e Influenza, além de Síndromes Respiratórias Agudas Graves por outros agentes etiológicos”, respondeu a assessoria de imprensa.
O item de proteção individual se tornou facultativo em março. Em nota técnica publicada à época, a proteção facial continuou sendo recomendada para grávidas, idosos acima dos 60 anos, pessoas com comorbidades, sintomáticos respiratórios, além do uso em serviços de saúde e ambientes abertos ou fechados com aglomeração de pessoas com destaque para transporte coletivo e escolas.
Desde setembro do ano passado, vigora em Goiás um decreto de situação de emergência na saúde pública. Embora não inclua retorno de máscara e apresentação de passaporte vacinal, a medida permite a diminuição de burocracias em processos como a aquisição de medicamentos e insumos médicos sem licitação e a contratação de profissionais da saúde, por exemplo.
O aumento de casos de covid em todo o País está fazendo alguns estados tornarem a máscara novamente obrigatória em espaços coletivos fechados. Nas últimas semanas, São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro anunciaram o fim parcial da flexibilização.
Confira em detalhes a nota técnica publicada em março clicando aqui.