Press "Enter" to skip to content

SES Goiás publica orientações sobre uso de máscara nas festas de fim de ano

Última atualização 16/12/2022 | 17:20

Com a chegada das festas de fim de ano, as aglomerações são inevitáveis. As reuniões de famílias e amigos podem ser espaço para transmissão de coronavírus, o que tem preocupado as autoridades. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) recomenda que as máscaras sejam utilizadas contra covid independentemente da situação vacinal em algumas situações.

O acessório deve ser usado por pessoas com sintomas gripais, casos suspeitos ou confirmados de covid e pessoas que tenham tido contato próximo com caso suspeito/confirmado da doença. 

A recomendação é a mesma para o grupo de risco, principalmente imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades. Para eles, no entanto, a máscara vale para locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e em serviços de saúde.

No âmbito coletivo, a orientação varia conforme a cobertura vacinal, incluindo doses de reforço, taxa de transmissão, taxa de hospitalização por SRAG e mortalidade dos municípios. Devido ao potencial risco de transmissão por pessoas assintomáticas e monitoramento de possíveis casos sintomáticos que possam surgir, o acessório deve ser usado por todos os indivíduos do mesmo ambiente.

A prevenção contra a covid se mantém como a principal estratégia contra a doença. Com imunização completa em 15 dias, a atualização do esquema vacinal pode evitar altas em casos, internações e mortes por coronavírus. A  nova variante em circulação, a ômicron BQ1.1, já infectou 27 pessoas no estado.

Mais de um milhão de goianos acima dos 30 anos de idade ainda não receberam a segunda dose de reforço até última quinta-feira, 15, conforme dados do Painel Covid-19  da SES-GO. A superintendente de Vigilância e Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, reforça a importância dos cuidados pessoais.

“Além do esquema vacinal em dia, é necessário manter a utilização de máscara em locais de aglomeração, etiqueta respiratória e higiene das mãos, principalmente por pessoas com maior vulnerabilidade para desenvolvimento de casos graves”, afirma.

Casos de Covid em crianças

Outro ponto de atenção nesse momento é o aumento de casos de crianças hospitalizadas em Goiás, observado desde o final do ano passado, e que vem se mantendo de forma crescente  principalmente entre os menores de nove anos. Para essa faixa etária, a vacinação foi disponibilizada há menos tempo e a procura pela vacina, por parte dos pais e responsáveis, tem sido baixa. 

Estatísticas

De acordo com o painel Covid-19, disponível no site da SES-GO, referente à primeira dose, foram aplicadas 5.900.009 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose e a dose única, foram vacinadas 5.325.138 pessoas, e 2.759.459 já receberam a dose de reforço. Entre as crianças de 5 a 11 anos, 57,79% já receberam uma dose da vacina. Esses dados são preliminares e coletados junto ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde.

Confira a tabela com a recomendação de doses da vacina por idade:

(Foto: Divulgação/SES Goiás)