SES inaugura salas humanizadas no Hospital Materno Infantil

“Todo o trabalho é recompensado para ofertar a melhor acolhida aos pacientes que utilizam a unidade, assim como funcionários, equipes médicas e enfermeiros”

A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a Central Estadual de Laudos – Dona Gercina Borges Teixeira (CELAU), inauguram na próxima sexta-feira (11), às 9 horas, o projeto de humanização no Hospital Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI). A partir de agora, as paredes da recepção e das salas de exames de diagnóstico por imagem contam com cenário lúdico elaborado com o objetivo de humanizar a acolhida aos pacientes.

A reforma dos espaços foram realizados pela Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), gestora da CELAU. Três salas de ultrassom, uma sala de raios X, os corredores e a recepção principal foram adesivados com material vinílico em laminação fosca, próprio para ambientes hospitalares por ser ecologicamente correto e sem odor. O teto das salas de exames ganharam adesivos fotoluminescentes, que destacam no escuro e permitem um ambiente agradável aos pacientes da unidade, em especial mães e bebês. Além de transformar as salas de exames em espaços lúdicos, o projeto contribui para acalmar bebês e crianças, diminuir o tempo de procedimento e de exposição à radiação.

A superintendente de Projetos e Qualidade da FIDI, responsável pela gestão dos projetos no FIDI Social, afirma que está orgulhosa por inaugurar um projeto como esse, com um tema delicado e que transformou os espaços comuns ao setor de radiologia em ambientes receptivos e agradáveis para a realização de exames. “Todo o trabalho é recompensado para ofertar a melhor acolhida aos pacientes que utilizam a unidade, assim como funcionários, equipes médicas e enfermeiros”, destaca.

Humanização 

O projeto de humanização em hospitais foi desenvolvido pela FIDI Social, área responsável pelo mapeamento e elaboração de campanhas de conscientização e ações sociais da Fundação. O HMI é a primeira unidade a ser beneficiada pelo projeto em Goiás e o quarto hospital com o setor de radiologia humanizado desde a sua criação, em 2017. Em São Paulo, os hospitais infantis Darcy Vargas e Cândido Fontoura tiveram as salas de tomografia adornadas com o tema ‘Floresta Encantada’. Em São Caetano do Sul, o setor de radiologia do Hospital Infantil Márcia Braido foi revitalizado com o tema ‘Fundo do Mar’. Para 2018, a programação é humanizar mais 10 hospitais atendidos pela Fundação.

Desde o início do projeto, além de transformar os ambientes em espaços mais acolhedores, a humanização também vem contribuindo na redução de sedação em crianças. Um levantamento inicial no Hospital Infantil Darcy Vargas e no Hospital Infantil Cândido Fontoura apontou 36% de redução do uso de sedativos para a realização dos exames de tomografia. Nestas unidades, 82% dos pacientes avaliam as salas de exames como ótimas e 18% como boas, com 100% de encantamento dos usuários. Cerca de 60% dos pacientes que responderam ao levantamento afirmaram se sentirem tranquilos e 21% sentem-se alegres na realização dos procedimentos, minimizando traumas e estresses para os usuários.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp