SES inicia capacitação para profissionais da linha de cuidados com AVC

SES inicia capacitação para profissionais da linha de cuidados com AVC

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, na segunda-feira, 19, a primeira etapa da capacitação sobre o protocolo AVC desenvolvido no Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo). A unidade de saúde do Governo de Goiás segue protocolo específico para pacientes com acidente vascular cerebral, que propõe rápido atendimento para salvar vidas.

“Nós já fizemos a capacitação com esses profissionais, somente no formato on-line, e podemos melhorar ainda mais agora, presencialmente”, destacou a superintendente de Políticas e Atenção à Saúde da SES-GO, Paula dos Santos Pereira, que participou abertura da capacitação. “Os resultados que já obtivemos dentro da unidade podem ser replicados desde o momento em que o paciente é atendido pelas equipes que vão trazer o paciente para o hospital”, pontou, ao reforçar a necessidade de ampliar os bons resultados do fluxo de atendimento também para fora do hospital.

Há um ano da implantação do Projeto Angels, a emergência do Hugo passou a contar com a presença de neurologista 24 horas por dia, 7 dias da semana na unidade. Os resultados positivos no hospital atingiram a média de dez minutos para atendimento do paciente que chega à unidade com suspeita da doença, enquanto, no País, a média é de 25 minutos.

O neurologista Marco Túlio Pedatella, responsável pelo projeto no Hugo, explica as vantagens para a eficiência no atendimento. “Diversos estudos já demonstram que a redução no tempo de avaliação do paciente com suspeita de AVC e o início do tratamento de forma precoce está associada a uma redução significativa do dano cerebral e a um aumento das chances de recuperação funcional após 90 dias do evento cerebrovascular.”

A doença é a segunda maior causa de morte no mundo, atrás apenas do infarto agudo, e a primeira causa de sequela neurológica irreversível em adulto. Dos pacientes que sofreram o AVC, 75% não conseguem voltar ao trabalho. O tempo de socorro para evitar mortes e sequelas é fundamental. A cada minuto, quase 2 milhões de neurônios são perdidos no cérebro de um paciente nessa situação.

Nesta quarta-feira, 21, outra equipe, formada por profissionais da saúde de Aparecida de Goiânia, farão a mesma capacitação, e no mês de agosto será a vez dos profissionais do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate) participarem do evento, que visa tirar dúvidas com os especialistas responsáveis pela linha de cuidados do AVC no Estado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos