Press "Enter" to skip to content

Sesc Centro promove oficina de dramaturgia com a atriz Sura Berditchevsky

Última atualização 18/04/2024 | 12:33

O Sesc Goiás está com inscrições abertas para a oficina sobre o processo criativo da dramaturgia “Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade”, que será ministrada pela atriz Sura Berditchevsky. A aula acontecerá nesta sexta, 19, das 19 às 21 horas no Sesc Centro, localizado na Rua 15, no Setor Central, em Goiânia.

A classificação indicativa é de 16 anos e o público-alvo são profissionais, estudantes das artes cênicas ou não, que tenham interesse no processo de criação do espetáculo “Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade”, dramaturgia interpretada, dirigida e assinada por Sura Berditchevsky. As vagas são limitadas com inscrição gratuita, que deve ser feita aqui. No dia da oficina é preciso levar uma carta, cartão postal, correspondência ou lembrança afetiva escrita ou desenhada.

A peça “Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade” será apresentada no dia 18 de abril, às 19h no Teatro Sesc Centro. Para participar da oficina não é obrigatório assistir à peça. Caso os participantes da oficina queiram prestigiar o espetáculo, é possível adquirir os ingressos antecipadamente aqui.

De acordo com o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, “a oficina proporcionada será um momento de imersão na dramaturgia de um espetáculo em torno da emblemática personalidade da literatura brasileira, Carlos Drummond de Andrade, que é dirigido e interpretado por uma atriz tão experiente e excepcional, como é Sura Berditchevsky”, frisa.

Sura Berditchevsky é atriz, diretora, autora, produtora e professora de teatro. Formada em Artes Cênicas e pós-graduada em História do Teatro pela Casa de Artes de Laranjeiras (Cal) Rio de Janeiro, estudou Comunicação Social na Universidade Federal Fluminense (UFF) nos anos 70, quando iniciou sua formação com Maria Clara Machado e, logo após, integrou o primeiro corpo de professores do Teatro Tablado a convite da mestra.

No Teatro Tablado atua continuamente nas importantes montagens infantis da dramaturga como O Cavalinho Azul, O Embarque de Noé, O Patinho Feio, Tribobó City entre tantas outras assim como as peças de repertório adulto.

No cinema atua em mais de dezenas de filmes entre eles, Ajuricaba de Oswaldo Caldeira, Coronel Delmiro Gouveia, de Geraldo Sarno, Noites de Sertão de Carlos Alberto Prates, O Vestido de Paulo Thiago, Os Sete Gatinhos de Neville de Almeida, Mãe de Adriana Vasconcelos.

Em 1976, a convite dos diretores Zbignew Ziembinski e Sergio Brito, atuou na TV Globo em novelas como Dancing Days, dirigida por Daniel Filho, Marron Glacé, Plumas e Paetés, Selva de Pedra, Barriga de Aluguel, Era uma vez, séries, casos especiais e programas da emissora. Lá, também assina como diretora assistente, diretora e preparadora de elenco. Atuou, dirigiu e apresentou programas nas TV Manchete, TV Educativa, TV Cultura e TV Record. Atualmente, é atriz em teatro, cinema, televisão, séries para Disney+, Globoplay e Porta dos Fundos.

A oficina de dramaturgia é uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc e Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.