Sesc Goiás oferece viagens gratuitas para Recife, Minas Gerais e Caldas Novas

O Serviço Social do Comércio (Sesc Goiás) está com inscrições abertas para o projeto Minha Primeira Viagem, que oferece viagens gratuitas para Recife (PE), Contagem, Belo Horizonte, Brumadinho, Ouro Preto e Mariana (MG) e Caldas Novas (GO) . O objetivo é cumprir com o mais relevante princípio do turismo social, a acessibilidade, oferecendo ao público de baixa renda a oportunidade de conhecer destinos turísticos amplamente visitados.

O projeto é realizado por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade do Sesc, na oferta de programação inclusiva do turismo a destinos dentro e fora do estado de Goiás, com foco na realização do sonho da primeira experiência de viagem. O projeto é exclusivo para trabalhadores do comércio e seus dependentes, estudante e egressos da rede pública de educação básica.

O processo seletivo possui duas etapas, sendo que a primeira on-line e a outra presencial. A etapa on-line deve ser feita por meio de cadastro no Meu Sesc (https://abrir.link/UwcIO). Para realizar a inscrição, é necessário anexar os documentos pessoais conforme descrito no edital. Após a aprovação nesta etapa, os candidatos classificados nas vagas efetivas serão chamados para a inscrição presencial. Os destinos e os períodos para se candidatar às vagas estão disponíveis no comunicado no site do Sesc Goiás.

Para estes primeiros destinos, as inscrições foram prorrogadas até o dia 31 de julho de 2024. A excursão para as cidades de Contagem, Belo Horizonte, Brumadinho, Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais, deverá acontecer entre os dias 10 e 16 de setembro. Haverá ainda nesta primeira fase uma excursão para Recife (PE), que acontecerá de 25 a 30 de setembro, e um passeio para Caldas Novas (GO), que será no dia 08 do mesmo mês. Os destinos das demais viagens são: Pantanal (MT), Fortaleza (CE), Caldas Novas (GO) e Curitiba e Caiobá (PR). O cronograma consta em anexo no edital disponível no site sescgo.com.br.

Para o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi, a criação do projeto Minha Primeira Viagem é um orgulho, pois potencializa a inclusão social, promove o bem-estar e democratiza o acesso ao lazer e ao turismo. “Quando proporcionamos uma experiência como essa, transformamos vidas. Muitas pessoas que já foram contempladas em outras edições do projeto relatam que sem o Sesc, não seria possível conhecer cidades turísticas no litoral ou viajar de avião, por exemplo. Então estamos promovendo aumento da qualidade de vida e consequentemente, a realização de sonhos”, ressalta.

De acordo com o diretor regional do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o projeto é pioneiro no Brasil, ao proporcionar um pacote completo de viagem totalmente gratuito. “Nós criamos esse projeto com intenção de elevar o turismo social proporcionando às famílias de baixa renda, a chance de realizarem o sonho da primeira viagem, garantindo o acesso a uma excursão completa com tudo pago”, destaca.

Confira os requisitos para fazer a inscrição:

* Possuir renda familiar bruta de até três salários mínimos nacionais – ou seja, o somatório da renda individual de cada morador do mesmo domicílio;
* Nunca tenha sido contemplado pelo projeto Minha Primeira Viagem;
* Possuir, no ato da candidatura, a credencial Sesc com data de validade atualizada, se candidato for da categoria de trabalhador do comércio ou dependente de trabalhador do comércio;
* Se for estudante regular da educação básica da rede pública de ensino deverá apresentar, no ato da candidatura, declaração escolar expedida, timbrada, carimbada e assinada pela instituição de ensino. Se for ex-aluno (egresso) da educação básica da rede pública de ensino, será considerado elegível a partir da comprovação por declaração expedida, timbrada, carimbada e assinada pela instituição de ensino, até 3 (três) anos da data do cadastro/candidatura ao PCG.
*Para ter acesso a todas informações sobre o projeto Minha Primeira Viagem, acesse o edital no site sescgo.com.br.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos