A Escola Sesi Campinas realiza nesta sexta-feira (12) a 16ª edição da campanha “Doe Sangue, Doe Vida”. O projeto, pelo 5º ano consecutivo, conta com a parceria do Hemocentro de Goiás (Hemogo).
Entre às 8h30 e às 15h, nove macas adquiridas pelos alunos por meio de doações receberão voluntários. A expectativa do projeto em 2017 é arrecadar cerca de 300 bolsas de sangue.
Brindes serão oferecidos aos participantes da campanha em bingos e sorteios. Apresentações culturais serão realizadas no pátio da escola e também para os doadores que aguardarem a fila. O projeto mobiliza na escola, além dos estudantes, todo o corpo de professores, coordenação e diretoria.
De acordo com o Hemogo, a quantidade de sangue coletada no dia do “Doe Sangue, Doe Vida” é suficiente para atender a demanda de 60 hospitais de Goiás durante três dias.
A Escola Sesi Campinas fica na Rua Geraldo Ney, nº 662, no Setor Campinas, em Goiânia.
Quem pode doar?
Os interessados em doar sangue devem levar um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar acima de 50 kg. A pessoa não deve estar em jejum, evitar consumo de alimentos gordurosos, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação, não fumar 2 horas antes e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.
Quem tiver feito endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses e/ou cirurgia há menos de um ano também não podem doar. As equipes do Hemocentro fazem a triagem, verificação de pressão arterial, temperatura, pulso, peso, dosagem de hematócrito (teste de anemia) e uma entrevista com o candidato para saber se ele está apto a doar.