Press "Enter" to skip to content

Sete pessoas morrem durante novo tumulto no aeroporto de Cabul

Sete pessoas morreram durante um novo tumulto nos arredores do aeroporto internacional de Cabul neste sábado (21). Os afegãos tem tentando, através de alternativas desesperadas, deixar o Afeganistão após a capital ser tomado pelo Talibã.

“Nossos sinceros pensamentos estão com as famílias dos sete civis afegãos que infelizmente morreram em multidões em Cabul”, disse o ministério da Defesa do Rio Unidos em comunicado neste domingo (22/8). “As condições no local continuam extremamente desafiadoras, mas estamos fazendo tudo o que podemos para gerenciar a situação da forma mais segura e protegida possível.”

Com a rápida tomada do Talibã, foi gerado um temor de represálias e o retorno da versão dura da lei islâmica, exercida pelo grupo enquanto estavam no poder há 20 anos atrás.

Com isso, multidões tem crescido nos arredores do aeroporto da capital Cabul ao logo da última semana, dificultando operações do Estados Unidos e outras nações que tentam evacuar milhares de civis e diplomatas, assim como máximo de afegãos possível.

De acordo com o Ministério da Defesa do Reino Unido, ao menos 4 mil pessoas foram evacuadas do Afeganistão pelas Forças Armadas desde o dia 13 de agosto.

“A crise fora do aeroporto de Cabul é lamentável. Nosso foco é evacuar todos os estrangeiros assim que pudermos”, disse à Reuters o funcionário da organização, que buscou o anonimato. “Nossas forças estão mantendo distância estrita das áreas externas do aeroporto de Cabul para evitar qualquer confronto com o Taleban”, acrescentou.

Cenas de desespero e caóticas estão sendo registradas no aeroporto de Cabul ao longo da semana. Em uma delas, crianças são repassadas de mão em mão por milhares de pessoas até militares.

Em meio aos esforços para sair do país, ao menos 20 pessoas morreram nos últimos sete dias, informou um oficial da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) neste domingo (22).