Sete pessoas morrem no Amazonas por falta de oxigênio

Nesta terça-feira, 19, o Amazonas voltou a registrar mortes devido à falta de oxigênio durante o colapso na saúde pública do estado. A prefeitura de Coari, 450 km de capital Manaus, divulgou, por meio de nota, que sete pacientes internados no Hospital Regional da cidade faleceram em razão da falta do insumo.

Porém, em nota oficial, a prefeitura da cidade afirma que deveria ter recebido 40 cilindros de oxigênio na última segunda, 18. O  Executivo municipal acrescenta que os 200 cilindros do Hospital Regional estão retidos pela Secretaria da Saúde do Amazonas esperando o abastecimento. Conforme a prefeitura, parte do produto foi conduzido para o atendimento em Unidades Básicas de Saúde de Manaus.

Reforçando que, a situação no Amazonas fez o estado a transferir até o momento 115 pacientes com Covid-19, de 235 previstos, para outras federações em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante a crise, o Amazonas recebeu vários carregamentos de oxigênio hospitalar de estados, do Ministério da Saúde,  empresas, da população, através de  “vaquinhas”, e da Venezuela.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp