Sete presos são baleados durante rebelião na CPP de Aparecida de Goiânia nesta quarta-feira, 14

Presos da Casa de Prisão Provisória (CPP), no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia fizeram uma rebelião na manhã desta quarta-feira, 14. De acordo com informações preliminares, diversos detentos estão feridos, dentre eles sete foram baleados. Equipes do Corpo de Bombeiros e especializadas da Polícia Militar (PM) estão a caminho do local. O motim teria começado por volta das 9h30 por presos da mesma Ala.

De acordo com a PM, existe a suspeita de que os presos estão com armas de fogo e facas. Também há relatos de possíveis mortos, no entanto, até ás 10h10, o Diário do Estado não conseguiu confirmar com a 1ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária do Estado de Goiás (DGAP), que á a responsável pelo presídio.

Rebelião era esperada

A rebelião ocorrida na manhã desta quarta-feira, 14, já era prevista pelo promotor de Justiça Fernando Krebs e Ministério Público de Goiás (MP-GO). Ao Diário do Estado em agosto, ambos informaram que o sistema se prepara para um possível motim. Inclusive, foi montada uma força-tarefa para evitar uma desestabilização do sistema.

Entre Junho e Agosto deste ano, a CPP registrou quatro homicídios. Na ocasião, afirmou que associações criminosas seriam as responsáveis pelos crimes. Para Krebs, a suspeita é de que foram provocados com o objetivo de promover uma desestabilização no atual sistema prisional goiano.

“Há intenção de segmentos ligados ao crime organizado de gerar instabilidade no sistema e de gerar terror, obter privilégios, mordomias para praticar crimes lá dentro”, disse Krebs na época, que também afirmou que os criminosos estavam planejando uma rebelião, mas que as autoridades competentes não seriam pegas de surpresa.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos