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Sete tipos de Email-Marketing para atrair clientes

O e-mail é um dos principais recursos da internet, pois ele está presente desde que a rede mundial se tornou popular e onipresente no nosso dia a dia.

No entanto, se engana quem pensa que o e-mail é uma tecnologia jurássica. Pelo contrário, o e-mail vem evoluindo ao longo dos anos, assim como muitas tecnologias e ferramentas da internet.

Além disso, em um contexto como o atual, em que o conteúdo é essencial para a presença digital e para atrair clientes, o e-mail ainda é um grande aliado.

Quando o assunto é segmentar o conteúdo para um público específico, atrair leads e até mesmo ampliar a abordagem omnichannel do seu negócio, o e-mail marketing tem tudo para ajudar.

Porém, assim como qualquer estratégia, ele precisa ser devidamente planejado e realizado com ferramentas adequadas.

Hoje em dia há ferramentas de e-mail marketing grátis e outras pagas, mas todas elas possuem recursos que tornam essa estratégia mais eficiente.

Quer saber mais sobre o assunto e ficar por dentro dos diferentes tipos de e-mail marketing? Dê uma conferida nos tópicos a seguir.

E-mail marketing – Entenda o conceito

O e-mail sempre garantiu o seu lugar reservado na lista de estratégias mais eficientes para atrair clientes. Poucos recursos são tão hábeis na hora de segmentar o público e estabelecer uma interação mais personalizada e humanizada.

Por isso existe o e-mail marketing, pois ele consiste basicamente na comunicação via e-mail que ocorre entre uma organização e os seus respectivos clientes.

Quando bem feito, com planejamento e por meio das ferramentas apropriadas, o e-mail marketing conta com algumas características notáveis como:

  • Não é invasivo. Lembre-se: quem é invasivo e inconveniente é o spam.
  • Apresenta um custo baixo quando comparado com várias outras estratégias de comunicação.
  • Fácil aplicação, especialmente quando realizado com uma boa ferramenta (Mailchimp e a GetResponse são dois exemplos)
  • Viabiliza um avançado nível de segmentação, personalizando a fundo a interação com os mais variados perfis dos clientes de uma empresa.
  • Melhora o atendimento e o relacionamento.
  • Permite ações estratégicas importantes, como a nutrição de leads, divulgar a marca da empresa, otimizar a presença digital, estabelecer a autoridade na web e outras possibilidades.

Tipos de e-mail marketing

O e-mail marketing é versátil, mas o melhor tipo é aquele que se encaixa com os objetivos da sua estratégia para atrair clientes.

Para você entender e conhecer os melhores tipos de e-mail marketing, confira a nossa lista na sequência.

1 – Newsletter
Não há como falar em tipos de e-mail marketing sem mencionar esse que, com certeza, é um dos mais populares e eficientes, especialmente para as estratégias de conteúdo realizadas por meio de um blog.

Com uma newsletter você tem condições de manter a audiência do blog atualizada em relação a novos conteúdos, por exemplo. Além disso, ela pode trazer:

 

  • Notícias
  • Dicas
  • Promoções
  • Solicitações para pesquisas e outras funcionalidades

Tantas possibilidades tornam a newsletter uma solução bastante requisitada para melhorar as estratégias de Marketing de Conteúdo, pois o envio das mensagens pode ser realizado para os leads de todas as fases do funil de vendas.

2 – E-mail de boas-vindas

Você já ouviu falar nas landing pages? Elas também possuem importância nas estratégias e na presença digital. Elas são meios práticos e eficientes para quem quer possível fisgar leads e atrair clientes.

Mas e o que fazer depois que uma landing page, ou até mesmo uma newsletter, atraiu o tão sonhado lead para a sua marca? É aí que entra em cena o e-mail de boas-vindas.

Ele é uma forma de dizer para o seu cliente que a sua empresa está de portas abertas. E isso de forma personalizada e humanizada.

Por meio do e-mail boas-vindas você tem condições de iniciar um bom relacionamento com o seu público sem necessariamente partir logo para a tentativa de venda.

3 – E-mail sazonal

 Como o próprio nome já indica, esse tipo de e-mail marketing é enviado em determinadas ocasiões e com propósitos bem definidos.

Sabe quando chega o dia dos namorados e você acha oportuno enviar um conteúdo diferenciado, avisar sobre uma promoção?

Quando chega o dia das mães, dos pais, o natal ou até mesmo quando a Black Friday aparece no calendário e você quer avisar os clientes sobre um cupom especial? Para tais situações e para determinadas datas, existe o e-mail sazonal.

O e-mail sazonal é uma solução que, além de fortalecer a marca, também pode turbinar as vendas. Ele é perfeito para apostar em mensagens com conteúdos visuais e textos com linguagem mais persuasiva.

Nesse caso, conhecer mais a fundo conceitos como psicologia do consumidor e gatilhos mentais tem tudo para dar um toque especial nas estratégias envolvendo e-mail sazonal.

4 – E-mail de reforço

Conquistar os clientes é difícil, mas mantê-los ao lado da sua marca nem sempre é fácil. A relação entre a empresa e os consumidores deve ser reforçada de tempos em tempos. Esse tipo de e-mail, portanto, tem o objetivo de reforçar essa interação.

Por meio do e-mail de reforço você tem totais condições de melhorar o pós-atendimento, fortalecer a identidade e a presença da marca, mostrando para os clientes que você está ao lado deles.

Ele também é uma boa oportunidade para você enviar e-mails com pesquisas de satisfação. Isso facilita obter um conhecimento mais amplo sobre o seu público.

5 – E–mail de Ciclo de Vida

O objetivo desse e-mail é levar em conta os ciclos de vida das etapas do funil de vendas, enviando conteúdos pensados para cada fase do funil. Os conteúdos podem ter propostas específicas, como, por exemplo, ensinar, vender, informar e outros.

Nesse caso, os destinatários podem ser:

  • Cliente ativo
  • Cliente que já efetuou uma compra
  • Leads

6 – E-mail para lojas virtuais

Esse tipo de e-mail é voltado para o segmento de e-commerce. Ele apresenta características que informam e atraem os consumidores para a sua loja online.

Os conteúdos podem mostrar links, imagens e descrição dos produtos, sempre mostrando a autoridade da sua marca.

7 – Release

O release é um conteúdo com perfil mais informativo, sendo muito utilizado no meio jornalístico, porém ele pode ser aproveitado também para o Marketing de Conteúdo.

De uma forma geral, o release pode ser uma boa solução para a empresa divulgar um novo produto, anunciar uma promoção e avisar sobre um evento comemorativo da marca.

Conclusão

 O e-mail marketing é uma das engrenagens mais importantes no Marketing Digital. Ele guia a sua marca na vida dos consumidores, atraindo mais clientes e proporcionando o aumento das vendas. E quando se trata de comunicação, o e-mail marketing só tem a colaborar.

Além de apresentar um custo baixo, ele permite segmentar e humanizar a interação. Por ser também muito versátil, existem diferentes tipos de e-mail marketing.

Portanto, escolha o tipo que mais se adapta com os objetivos da sua estratégia e comece hoje a planejar a sua próxima campanha.