O Jornal Diário do Estado entrevista nesta segunda-feira (6), a psicóloga Maris Eliana. A terapeuta comenta comente sobre as doenças psicológicas e o mês do Setembro Amarelo.
Setembro Amarelo é uma campanha que tem como objetivo alertar para a valorização da vida e conscientizar a sociedade para o acolhimento do outro. O mês tem o objetivo de espalhar explicações sobre os múltiplos tipos de doenças mentais que existem e a forma como elas devem ser cuidadas e observadas.
Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) registrou o aumento de 80% nos quadros de ansiedade durante a pandemia, enquanto outro estudo divulgado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) apontou o aumento de 50% nos quadros depressivos. Se a necessidade de falar sobre pauta da saúde mental já era necessário, nesse momento ela se torna ainda mais urgente.
Segundo o Google Trends, buscas por psicoterapia online teve um crescimento de 88%. Porém, além da busca de ajuda, ás pessoas precisam buscar por alguém que realmente possa se conectar e atender suas necessidades.
A psicóloga explica como procurar esse tipo de ajuda e como se cuidar. E claro, é necessário lembrar: você não está sozinho!
Assista a entrevista e tire suas dúvidas.