Última atualização 09/05/2022 | 07:12
As novidades no mundo ‘saudável’ são incontáveis. Seguir dicas alimentares de blogueiras fitness se tornou tendência no Brasil. Com isso, as pessoas deixam de consultar profissionais adequados para criar dietas ou estabelecer um cardápio e passam a comer consumir o que as influenciadoras digitais recomendam. Tomar shots matinais ou para imunidade é a última novidade do momento. A bebida é, no geral, composta por ingredientes naturais, que prometem desintoxicar, desinflamar e ajudar no emagrecimento.
Mas será que esses shorts realmente fazem milagres ou são benéficos para a saúde? Para saber um pouco mais dessa ‘bebida milagrosa’, o Diário do Estado conversou com o médico preventivista, autor do livro ‘Você é o que você come’, Carlos Machado.
“Em relação a essas receitas mágicas e que o pessoal adora falar que é da natureza, que é tudo natural, e que natural não tem problema. Eu sempre falo que jararaca também é natural e o veneno mata”, explica o médico.
Ainda de acordo com ele, o fato de ser substâncias naturais não descarta a possibilidade de intoxicação. E que, inclusive, eventos do tipo são comuns. Principalmente quando existe uma quantidade grande de produtos e o organismo não está acostumado. Carlos ressalta que ter uma alimentação saudável aliada a atividade física ainda são as principais ferramentas para ter um corpo resistente a infecções e vírus.
“Quando você respira, você respira vírus, bactérias, fungos. Então, nosso sistema imunológico precisa nos defender dos invasores todos os dias. E a gente tem invasores que vem de dentro do nosso corpo. Células que ficam doentes e que ficam tumorais. Então não é através dessas receitas mágicas que a gente faz isso”, explica Machado.
Segundo o médico, para ter uma saúde de “ferro”, é preciso ter uma alimentação equilibrada, evitando alimentos industrializados e processados. Além de realizar consultas e exames periódicos, dormir bem e praticar exercícios regularmente. Ou seja, “não é com receita mágica que a gente resolve”.
Benefícios?
No entanto, as opiniões sobre os benefícios dos shots podem divergir. De acordo com a nutricionista Carolina Amorim, os shots são “combinados de extração de algum tipo de alimento, que pode ser uma erva, especiaria, uma tintura aplicada com intuito de fortalecer o sistema imunológico”. Ainda segundo ela, a mistura tem esse “poder”, dependendo dos ingredientes usados.
“Ele entra como objetivo de estratégia antioxidante, anti inflamatória das células, a melhora do processo digestivo, a modulação da microbiota intestinal, modular a saciedade, o controle glicêmico e a sensibilidade à insulina”, explicou Carolina.
Conforme a nutricionista, não há contra indicação para o uso dos shorts, salvo em casos de alergia. Mas recomenda que as pessoas interessadas nestas receitas procurem um profissional para saber a melhor forma e o melhor horário de consumo.
“Muitas vezes as tomam desenfreadas ou só pela manhã. Então você precisa sim fazer uma modulação dos horários também”, ressaltou Carolina.
A especialista explica que os horários provocam resultados diferentes. “Ele vai ter ação antiinflamatória e antioxidante se tomado pela manhã. Para melhorar a digestão e a detoxificação eu coloco um shot antes do almoço. Se eu quero uma estratégia para modular a saciedade e o equilíbrio da fome e vontade de comer doce, eu coloco ele no meio da tarde. E se tiver dificuldade para dormir, eu coloco um shot noturno”.
No entanto, ela ressalta que para melhorar a imunidade não basta aumentar o consumo de “limão e açafrão” no dia a dia. É preciso cuidar da alimentação como um todo, assim como a saúde intestinal e ter uma boa noite de sono.
“Tudo que às vezes as blogueiras colocam na internet, as pessoas pegam uma parte e começam a aplicar. E esquece de passar no nutricionista para poder modelar o consumo. É preciso ter a estratégia certa e não tomar desenfreado”, ressaltou Carolina.
Como fazer um shot?
De acordo com ela, para preparar os shots, são necessários, de “30 a 50 mls de água para diluir uma solução ácida que pode ser uma vitamina C, vinda do limão, da laranja, do vinagre ou do maracujá”. Depois é colocado uma solução erbal, ou seja, um gengibre macerado, a tintura de própolis, para fazer a ação antioxidante.
Algumas receitas:
Receita 1: Ingredientes:
1 cenoura descascada
1 maçã com casca
1/4 colher de sopa de cúrcuma em pó
1 colher de chá de mel
2 colheres de sopa de limão espremido
1 lâmina de gengibre de mais ou menos 5 cm
Bata tudo em um mixer ou liquidificador.
Receita 2 : Ingredientes:
½ colher de café de gengibre ralado
1 limão espremido
1 colher de sopa de água
1 colher de chá de cúrcuma
Bata tudo no liquidificador e beba logo após o preparo. Pode ser utilizado em qualquer horário do dia! Para obter efeito é necessário a ingestão diária, podendo variar o alimento desde que tenha a mesma função.