DE deve reunir 1,6 milhão de pessoas no Rio e girar R$ 600 milhões para a economia da cidade. Projeções são da Riotur e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
O show de Lady Gaga na Praia de Copacabana, no próximo dia 3, deve ter um impacto econômico ainda maior que o de Madonna, no ano passado.
A passagem de Madonna pelo Rio em 2024 gerou R$ 469,4 milhões para a cidade. A previsão é que Lady Gaga traga R$ 600 milhões, ou 27,5% a mais.
A projeção consta do estudo “Potenciais Impactos Econômicos do Show da Lady Gaga no Rio – 2025”, feito pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur).
A estimativa é que 1,6 milhão de pessoas acompanhem o show de Gaga na praia, o mesmo público que foi ver Madonna.
O show de Gaga, marcado para o dia 3 de maio, na esteira do feriado do Dia do Trabalhador, vai movimentar bares, restaurantes, atrativos turísticos e a rede hoteleira da cidade. Apenas com a produção do show e a montagem do palco, em frente ao Hotel Copacabana Palace, já foram gerados 4 mil empregos.
O palco, que já está sendo montado pela produtora Bônus Track, terá 1.260 m² e ficará a 2,20 metros de altura da base na areia. Um megapainel de LED de última geração também será colocado, além de outros 10 telões que vão reproduzir a apresentação da artista.
PÚBLICO DE 1,6 MILHÃO
De acordo com dados do estudo da prefeitura, 240 mil turistas virão para o show, sendo 80% estrangeiros e 20% nacionais.
Já o público local esperado, da capital e da Região Metropolitana, é de 1,36 milhão.
GASTOS E ARRECADAÇÃO
A Riotur e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico também consideram os gastos médios dos turistas e moradores para prever a arrecadação.
Cada turista estrangeiro deve gastar, em média, R$ 590,40, por dia, na cidade do Rio, durante o feriado.
O turista brasileiro deve gastar R$ 515,84. Já o carioca e morador da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, R$ 133,60.
O estudo também considera o tempo de permanência dos turistas na cidade, sendo 4 dias para os estrangeiros e 3 para os nacionais.
PUBLICIDADE INTERNACIONAL
A imagem da cidade do Rio também é projetada internacionalmente com a realização do evento.
Segundo os organizadores, somente após o anúncio do show, a estimativa de publicidade gratuita para a cidade na mídia global foi de US$ 48 milhões, o equivalente a R$ 280,5 milhões. Com o show, a expectativa é que esse valor passe de R$ 1 bilhão.