As gêmeas siamesas Valentina e Eloá fizeram hoje (27), a primeira cirurgia preparatória para a separação, em Goiânia. Elas nasceram unidas pelo abdômen, e fizeram um procedimento para corrigir uma má formação no sistema digestivo. As gêmeas são de São Paulo, e agora estão morando em Morrinhos, devido a necessidade das cirurgias.
O médico responsável pelo tratamento das meninas, Zacharias Calil, disse que o procedimento correu bem e foi um sucesso. As siamesas tem 1 ano e 5 meses, e dividem a bacia, o fígado, o intestino grosso e a genitália.
“Agora, a próxima etapa é a colocação dos expansores. Eu acredito que, quando chegar o material, daqui a 20 ou 30 dias, a gente já pode colocar os expansores”, explica o médico.
Zacharias explicou que a cirurgia de separação só será feita quando elas tiverem pele suficiente para a cicatrização, o que deve ocorrer ainda este ano.
“Nós programamos seis expansores com duas etapas. A primeira etapa seriam três expansores colocados na parte da frente do corpo. Espera mais alguns dias e coloca o restante na parte posterior”, explica.
Assista ao vídeo feito pelo Dr. Zacharias:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)