Press "Enter" to skip to content

Siamesas unidas pelo abdômen são operadas em Goiânia

Última atualização 27/05/2021 | 15:17

As gêmeas siamesas Valentina e Eloá fizeram hoje (27), a primeira cirurgia preparatória para a separação, em Goiânia. Elas nasceram unidas pelo abdômen, e fizeram um procedimento para corrigir uma má formação no sistema digestivo. As gêmeas são de São Paulo, e agora estão morando em Morrinhos, devido a necessidade das cirurgias.

O médico responsável pelo tratamento das meninas, Zacharias Calil, disse que o procedimento correu bem e foi um sucesso. As siamesas tem 1 ano e 5 meses, e dividem a bacia, o fígado, o intestino grosso e a genitália.

“Agora, a próxima etapa é a colocação dos expansores. Eu acredito que, quando chegar o material, daqui a 20 ou 30 dias, a gente já pode colocar os expansores”, explica o médico.

Zacharias explicou que a cirurgia de separação só será feita quando elas tiverem pele suficiente para a cicatrização, o que deve ocorrer ainda este ano.

“Nós programamos seis expansores com duas etapas. A primeira etapa seriam três expansores colocados na parte da frente do corpo. Espera mais alguns dias e coloca o restante na parte posterior”, explica.

Assista ao vídeo feito pelo Dr. Zacharias: