O apresentador Sikêra Jr. está enfrentando uma grande perda de patrocinadores após chamar homossexuais de “raça desgraçada” às vésperas do Dia do Orgulho LGBTQIA+. Segundo o perfil Sleeping Giants Brasil, que encabeça a campanha #DesmonetizaSikêra nas redes sociais, 37 marcas já deixaram de anunciar no “Alerta Nacional”. Marcas como Casas Bahia, TIM, MRV, Renault, Mercedes Benz, a plataforma de vídeos Kwai e o banco Caixa estão entre as empresas que se desvincularam do apresentador.
Para o especialista em conteúdo estratégico, Pedro Valério, a perda de anunciantes vem da a cobrança por posicionamento nas redes sociais. O especialista afirma “A perda desses anunciantes está diretamente relacionada à pressão popular feita nas redes sociais após esse caso do preconceito”, que ainda reforça a relevância das redes sociais no combate ao preconceito.
“Com as redes sociais, uma grande diferença é que, agora, a gente tem um veículo de mídia na palma da nossa mão, o que não existia antes. Com esse poder, a gente consegue falar sobre preconceito, fazer conteúdos virais e dedicar um mês todo de conteúdos educacionais sobre a própria comunidade LGBTQIA+. Então, você consegue ter uma diversidade de ideias e uma conversa mais abrangente. O alcance das redes dá voz a quem não tinha antes”, diz Pedro Valério
Apesar de Sikeira Jr, ter se desculpado ao vivo ele diz que seu posicionamento continua o mesmo e reconhece que se excedeu, ” Errei, erro e vou errar, quantas vezes já repeti isso aqui? Sou humano… Você que se sentiu ofendido: lhe peço perdão. Extrapolei como nunca, revoltado com o que vi naquele comercial, e continuo contra, minha opinião continua a mesma. Mas você que se sentiu ofendido, o que eu posso dizer é que me perdoe” disse o apresentador em rede nacional.