Silveira acredita que crise entre Alcolumbre e Lula será superada

silveira-acredita-que-crise-entre-alcolumbre-e-lula-sera-superada

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou nesta segunda-feira que não tem dúvidas de que a crise entre o governo e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, será superada. Silveira considerou a resistência à indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal, como um desentendimento pontual. Segundo ele, a decisão de Lula entrar em campo para resolver o mal-estar cabe exclusivamente ao petista.

A articulação política do governo em modo convencional não tem sido suficiente para tornar o cenário favorável a Messias. A avaliação é que será necessário que Lula lidere as negociações para sensibilizar senadores e tratar do assunto com Alcolumbre. O presidente do Senado já marcou a data da sabatina antes da mensagem oficial do Planalto com a indicação ao STF. A ministra Gleisi Hoffmann afirmou publicamente que o governo tem o mais alto respeito por Alcolumbre.

Otto Alencar, presidente da CCJ, alertou que a sabatina de Messias pode ser adiada devido à demora na chegada da mensagem ao Congresso. A estratégia do Planalto é fazer acenos aos presidentes das Casas legislativas para distensionar a crise. Alcolumbre nega cobiçar cargos em troca de facilitar a aprovação de Messias no Senado. Em comunicado, ele enfatizou que é prerrogativa do Senado escolher, aprovando ou rejeitando o nome indicado pelo presidente da República para o STF.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp