Simão Durando anuncia reforma administrativa com criação de secretarias em Petrolina

Simão Durando detalha reforma administrativa em Petrolina com a criação de novas secretarias

Entre as novidades do próximo governo de Simão Durando, está a criação da Companhia de Águas e Saneamento de Petrolina. O prefeito de Petrolina, DE Simão Durando (União), anunciou nesta segunda-feira (2) os integrantes da nova equipe de governo que vai atuar no município do Sertão de Pernambuco a partir de janeiro de 2025. Durante o evento, realizado no Parque Municipal Josepha Coelho, o gestor detalhou a nova composição do secretariado e a criação de novos órgãos.

“A gente vem, nesses últimos dois anos, escutando muito a população. Eu frisei muito sobre uma gestão voltada para as pessoas. Todos os dias eu tenho alguma parte da cidade escutando a população, e a gente começou a perceber que precisava melhorar em algumas pastas. Tinham pastas que estavam muito inchadas, sem dar o suporte necessário para que a gente pudesse chegar com serviço de qualidade, uma população merece e exige”, afirmou o prefeito.

Entre as mudanças destacadas pelo prefeito, está a criação da Secretaria de Serviços Públicos, que antes era incorporada à Secretaria de Infraestrutura. Alisson Oliveira, que era secretário executivo de Serviços Públicos, vai comandar a nova pasta, que também será responsável pela Defesa Civil.

“A gente fez a divisão para que eles possam chegar mais perto da população em relação à limpeza de todas as áreas da cidade, não só na zona urbana, mas também na área irrigada, na área ribeirinha, na área de sequeiro”, disse Simão.

Outra novidade do próximo governo de Simão Durando é a criação da Companhia de Águas e Saneamento de Petrolina, que será liderada pelo engenheiro Fred Machado. Segundo o prefeito, a nova Companhia vem, entre outras atribuições, para atuar no saneamento total do município, que foi promessa de campanha do prefeito reeleito.

“Todos vocês sabem da dificuldade que nós passamos em Petrolina em relação à Compesa. Nada de briga. A gente não pode deixar a população no meio dessa quimera. O que a gente vai fazer realmente nos próximos anos é fazer a nossa parte. Nós vamos avançar muito. Está no meu plano de governo em relação ao saneamento da zona urbana de Petrolina. E nós vamos atacar as principais bacias para saneá-las”.

O novo governo de Simão Durando também terá as novas secretarias de comunicação; receitas Municipais; e Planejamento, Gestão e Finanças. O prefeito vai enviar um projeto de lei para a Câmara de Vereadores para que todas as mudanças sejam implantadas a partir de janeiro de 2025.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Imóvel que era bar é reintegrado à Igreja em Fernando de Noronha: decisão judicial remove ocupantes e define novo uso

Justiça desocupa bar que funcionava em imóvel construído para ser Casa Paroquial em Fernando de Noronha

No local funcionava o Muzenza, espaço de shows. O imóvel também era residência de moradores da ilha. A Igreja Católica divulgou planejamento de uso do imóvel.

Imóvel que era usado como bar é reintegrado à Igreja em Fernando de Noronha

Imóvel que era usado como bar é reintegrado à Igreja em Fernando de Noronha

Por decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o bar e pizzaria Muzenza foi desocupado. O espaço foi reintegrado à Igreja Nossa Senhora dos Remédios, em Fernando de Noronha

A decisão judicial foi executada no final de semana. Os moradores da ilha que ocupavam o espaço também foram retirados.

Segundo os historiadores, originalmente o imóvel foi construído para ser a casa paroquial e a capela de velórios de Fernando de Noronha.

A decisão foi assinada pelo juiz João José Rocha Targino, que determinou a suspensão do Termo de Permissão de Uso (TPU), que é o documento de posse do imóvel cedido pela Administração da Ilha, à família de família de Dona Pituca (Maria do Carmo Dias Barbosa, que morreu em 2012), que fundou o primeiro restaurante e pousada da ilha no local, e morava no terreno.

Leandra Teixeira, neta de Maria do Carmo e moradora da área arrendada, lamentou a decisão, mas preferiu não se pronunciar.

CONSELHO DISTRITAL

O Conselho Distrital realizou uma reunião para discutir o assunto. O presidente do órgão, Ailton Araújo Júnior, afirmou que os representantes da comunidade vão encaminhar uma solicitação à Administração da Ilha para que aconteça um apoio aos familiares de Dona Pituca.

“Vamos solicitar ao governo local que a Igreja Católica desocupe o imóvel que atualmente é usado como casa paroquial. O padre deve passar a residir no espaço que era o Muzenza. O imóvel desocupado deve ser destinado à moradia dos familiares de Dona Pituca”, defendeu Ailton Júnior.

O DE entrou em contato com a Administração de Fernando de Noronha para saber qual é a avaliação do governo sobre a solicitação do Conselho Distrital, mas até a publicação desta reportagem não recebeu resposta.

IGREJA

O padre da ilha, Weslley Souza, disse que a Igreja Católica deve restaurar o imóvel que era usado como bar, conforme orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O prédio foi construído no Século 18.

O pároco contou que o prédio deve ser usado como casa paroquial e que Fernando de Noronha terá um segundo padre morador da ilha para apoiar os trabalhos da igreja.

“O novo padre deve chegar à ilha em fevereiro. Ele vai ajudar nos trabalhos pastorais da paróquia. Vamos ampliar as ações e a assistência à comunidade”, disse o padre Weslley.

O padre também falou sobre outras utilidades que o espaço deve ter. “Vamos fazer um ambiente para acolhida dos fiéis. Queremos fazer também um salão paroquial com banheiros, além da capela de velório, que será restaurada”, declarou padre Weslley Souza.

O DE entrou em contato com os representantes do bar e pizzaria Muzenza para falar sobre a decisão judicial, mas não obteve resposta até a última atualização dessa reportagem.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp